Fiat Ægea estreia-se em Istambul
Desenvolvido e produzido na Turquia, o Fiat Ægea foi hoje revelado em Istambul, tendo lançamento no mercado local aprazado para Novembro – chegando a mais 40 mercados (ainda por anunciar…) da Europa, do Médio Oriente e de África no decorrer dos meses seguintes. Sucessor do Linea, é um três volumes que se pretende global, e que, segundo a marca turinense, foi criado desde o início como um tricorpo, e daí exibir uma grande coerência de formas, pautadas por um estilo vincadamente italiano.
Assente na plataforma que já serviu de base aos Fiat 500L e 500X, e ao Jeep Renegade, o Ægea possui 4,5 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,48 m de altura, para uma distância entre eixos de 2,64 m, prometendo, por isso, oferecer um generoso espaço habitável, suficiente para acomodar cinco passageiros, a par de uma bagageira com 510 litros de capacidade. A gama de motores inclui duas unidades turbodiesel Multijet II, e outras tantas a gasolina, com potências que vão dos 95 cv aos 120 cv, estando disponíveis caixas automáticas ou manuais.
Embora tal informação não seja ainda oficial, tudo indica que o Ægea vai contar com mais três variantes de carroçaria –dois volumes e meio, com três e cinco portas, e carrinha –, cujos nomes estão ainda por definir, assim como os respectivos locais de fabrico e datas de lançamento.