Alfa Romeo Giulia já é oficial – versão Quadrifoglio com 510 cv
Foi hoje apresentado em Arese, no novo museu da Alfa Romeo (que na próxima terça-feira abre oficialmente ao público), um dos modelos mais aguardados da marca milanesa, e logo no dia em que esta comemora 105 anos de vida. De seu nome Giulia, é o novo topo de gama da casa transalpina e também lhe cabe estrear o seu novo logótipo e um novo slogan comunicacional: “A mecânica das emoções”.
Visualmente, o novo Alfa pretende constituir um equilíbrio entre legado histórico, velocidade e beleza, através da melhor combinação entre proporcionalidade, simplicidade e atenção aos detalhes. Em destaque, o longo capot; o habitáculo recuado; os pára-choques de generosas dimensões; e a longa distância entre eixos. O resultado final é o que as fotografias ilustram!
Não menos importante, os dotes mecânicos do novo familiar médio italiano: tracção traseira; repartição do peso sobre os dois eixos na proporção 50/50; suspensões evoluídas. No topo da oferta estará a versão Quadrifoglio, animada por um inédito V6 turbo construído em alumínio e desenvolvido pela Ferrari, com nada menos do que 510 cv e capaz de permitir ao Giulia cumprir os 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Entre as soluções técnicas mais marcantes, menção para o sistema de travagem integrado electromecânico, que combina um servofreio tradicional com o controlo electrónico de estabilidade, prometendo uma resposta instantânea e distâncias de travagem recorde. E também para o sistema de vectorização de binário, que permite ao diferencial traseiro gerir a repartição de binário individualmente por cada roda, graças a um sistema de dupla embraiagem.
Para um desempenho optimizado, também faz parte do lote de atributos o Active Aero Splitter, destinado a gerir a carga aerodinâmica frontal de forma activa; e o sistema de controlo do châssis CDC. O condutor tem à sua disposição no volante os comandos mais relevantes que alteram o carácter do Giulia, e ainda o famoso selector DNA, com os modos de condução Dynamic, Natural, Advanced Efficient e Racing,
Não sendo, ainda, muitos mais os dados disponíveis acerca do novo Giulia, sabe-se, contudo, que a “guerra” ao peso foi uma prioridade, pelo que o veio de transmissão, o capot e o tejadilho são construídos em fibra de carbono; ao passo que motor, travões, suspensões e vários componentes da carroçaria (portas e guarda-lamas) são em alumínio. O interior, esse, promete toda a envolvência típica da Alfa Romeo, combinada com um elevado nível de requinte e qualidade de materiais e acabamentos.