Mercedes Classe A revisto já é oficial e chega em Setembro
Três anos exactos sobre o seu lançamento, a mais recente geração do Mercedes Classe A sofre a sua primeira actualização – pode ser encomendado já a partir de 3 de Julho, mas as primeiras entregas estão previstas apenas para Setembro deste ano. Ao mesmo tempo, a Mercedes aproveitou esta revisão do seu compacto para introduzir nesta gama a sua nova nomenclatura: as versões Diesel passam a ser identificadas pelo suxido “d”, em vez do anterior “CDI”; as variantes a gasolina não recorrem a qualquer sufixo; a declinação de altas prestações A 45 4Matic passa a adoptar o nome Mercedes-AMG.
Mas são mais extensas as alterações apresentadas pelo renovado Classe A, um modelo cuja importância para o seu construtor estará espelhada no facto de, na Europa, dois em cada três dos seus compradores terem sido, anteriormente, clientes de marcas rivais. Visualmente, os principais elementos a reter serão o pára-choques dianteiro mais afilado (ao estilo do introduzido pelo Concept A-Class); a grelha de novo desenho; as novas e opcionais ópticas dianteiras integralmente em LED (de série no A 45); os farolins traseiros redesenhados; e as ponteiras de escape integradas no pára-choques traseiro.
No habitáculo, marcam a diferença para o anterior modelo o painel de instrumentos de desenho tubular e com botões galvanizados; o opcional ecrã do sistema de infoentretenimento de 8”; as novas cores, materiais e acabamentos; o assento do condutor com regulação em profunidade de 60 mm. Opcional, o sistema de iluminação interior por LED, que permite ao utilizador optar entre doze cores e três níveis de intensidade, na senda do introduzido pelo novo Classe S.
Novidade é, também, o acabamento Motorsport Edition (disponível para todas as versões a partir de A 200/A 200 d), em homenagem aos monolugares da marca que têm dominado nos últimos tempos da Fórmula 1. O tradicional verde petróleo que identifica o patrocinador principal da equipa surge, no exterior, aplicado nos pára-choques, bem como no deflector traseiro e nas caixas dos rerovisores (no caso das versões A 250 Sport e A 250 Sport 4Matic); e, no interior, na moldura das saídas de ventilação e nas costuras contrastantes dos revestimentos bancos. Bancos que são do tipo desportivo e revestido a pele/microfibra, também com aplicações na mesma cor, tal como os cintos de segurança.
Já a gama de motores, além do conhecido do actual modelo, passa a contar com os novos A 160 (1.6 de 102 cv) e A 180 d (1.5 turbodiesel de 109 cv, com um consumo combinado anunciado de somente 3,7 l/100 km), para um total de 17 opções. Por seu turno, os A 250 e A 250 Sport passam a contar com derivações de caixa manual; o A 250 Sport/A 250 Sport 4Matic passa a oferecer 218 cv (em vez de 211 cv); o 220 d ganhou 7 cv face ao actual A 220 CDI (oferecendo, agora, 177 cv); e todas as versões equipadas com a caixa de dupla embraiagem 7G-DCT passam a contar com a função Launch Assist.
Outra novidade de relevo introduzida na gama do renovado Classe A é o sistema Dynamic Select, que permite ao condutor alterar as características de funcionamento do motor, transmissão automática, suspensão , direcção e sistema de climatização segundo quatro modos de funcionamento distintos: Comfort, Sport, Eco e Individual. De série nas versões A 200 d 4MATIC, A 220 4MATIC, A 220 d, A 220 d 4Matic, A 250 4Matic, A 250 Sport e A 250 Sport 4Matic, bem como em todas as que incluam a caixa 7G-DCT, o pacote AMG Line ou uma suspensão rebaixada, está disponível como opção para todas as outras à excepção das duas variantes BlueEFFICIENCY Edition. Em adição, pode ser complementado pelo opcional sistema de amortecimento adaptativo.
No domínio da assistência ao condutor, menção para a disponibilização dos sistemas Apple CarPlay e MirrorLink, para uma melhor integração dos smartphones. E para a evolução dos sistemas de segurança Collision Prevention Assist Plus (passa a contra com travagem autónoma parcial, para reduzir o risco de colisões pela traseira) e Attention Assist (de série em todos os modelos, funciona agora entre os 60-200 km/h e conta com um gráfico de cinco barras que traduz o nível de atenção do condutor).
Quanto ao muito apetecido A 45 4Matic, o mais poderoso compacto do mercado, com 381 cv e 475 Nm, além de beneficiar da mesma actualização estilística, conta com uma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT com relações revistas, passando a anunciar 4,2 segundos nos 0-100 km/h (menos 0,4 segundos do que anteriormente). Novidades, igualmente, o apuro aerodinâmico e o sistema Dyanmic Select com os modos de condução Comfort, Sport, Sport+ e Individual. Um novo opcional é o pacote AMG Dynamic Plus, no qual se incluem o diferencial dianteiro autoblo0cante, a suspensão desportiva com amortecimento adaptativo AMG Ride Control e o modo de condução Race para o sistema Dynamic Select.