Novo Porsche 911 pronto para ser revelado
Já não é segredo para ninguém que a Porsche se preparara para apresentar, muito em breve, um 911 substancialmente revisto, e a própria marca já deixou “escapar” algumas imagens da nova geração do seu emblemático desportivo em testes de desenvolvimento. Mas nem por isso será menos interessante olhar com atenção para as fotografias do renovado 911 completamente desprovido de camuflagem, captadas quando de uma sessão de testes levada a cabo no inevitável Nürburgring.
A oportunidade ideal para bem atentar na secção dianteira, que parece retomar a orientação estilística introduzida pelo Cayman GT4; nas ópticas redesenhadas com luzes diurnas por LED; nas novas pegas das portas; na nova cobertura do compartimento do motor com várias saídas de ventilação; nos farolins traseiros de novo desenho; e nas novas ponteiras de escape. Aliás, um dos elementos mais interessantes do 911 da nova geração presente nestas imagens é mesmo a colocação central as referidas ponteiras, que parece confirmar os rumores de que a Porsche se preparar para lançar uma versão mais acessível do modelo, muito provavelmente denominada GT, disponível nas três variantes de carroçaria (coupé, Targa e cabrio) e a posicionar abaixo do 911 Carrera.
Tal estratégia constituiria uma espécie de regresso às origens – basta lembrar o sucesso que foi o 356 Speedster da década de 1950, mais acessível e sem opções que o modelo convencional, e cujo conceito decerto muito agradaria ser reeditado aos inúmeros adeptos do 911 que não tem capacidade para adquirir as suas declinações mais dotadas. Outro elemento que tende a confirmar esta possibilidade são os bancos utilizados por esta unidade de desenvolvimento, aparentemente menos volumosos que os habitualmente utilizados pelo 911.
Claro está que, independentemente de tudo isto, a grande novidade que se prevê venha a ser introduzida pela nova geração do 911 pode ser motor, sempre um seis cilindros de cilindros opostos Boxer, mas com menos cilindrada do que os actuais, e dotado de sobrealimentação, por forma a garantir um rendimento ao nível do esperado, mas com outra eficiência ao nível dos consumos. Uma possibilidade que só será possível confirmar mais próximo da data de realização do Salão de Frankfurt deste ano, agendado para Setembro, o evento em que tudo indica a Porsche irá desvendar a mais recente geração de um dos mais emblemáticos desportivos da história do automóvel.