Tesla Model X revelado na Internet em formato definitivo
Inocente ou propositadamente, a disponibilização de conteúdos online voltou a permitir conhecer, antes daquilo que seria a pretensão do seu construtor, um novo modelo. Desta feita foi a Tesla que colocou à disposição do seus clientes já comprometidos com a compra do seu futuro SUV um configurador privado através do qual foi possível ficar a conhecer não só as principais especificações do Model X, como as suas linhas definitivas – confirmando-se que contará com portas traseiras de abertura vertical, para mais fácil acesso à terceira fila de bancos.
Desde logo, destaque para o facto de o novo SUV de propulsão eléctrica e sete lugares ir ser proposto em duas versões distintas: normal e Signature Series, mais luxuosa e potente, e a primeira a chegar ao mercado, ao que tudo indica. Neste último caso, no que será o Model X P90D Signature Edition, o conjunto de baterias oferece uma capacidade de 90 kWh, suficiente para uma autonomia de cerca de 390 km, uma velocidade máxima de 250 km/h e uma aceleração 0-97 km/h cumprida em 3,8 segundos. Por um adicional de 10 mil dólares (cerca de 8900 euros), é possível contar ainda com o famoso modo Ludicrous Speed, em que este exercício passa a ser cumprido em escassos 3,2 segundos.
Estes são dados realmente impressionantes para um SUV capaz de transportar sete passageiros, com tracção integral garantida por um motor eléctrico em cada eixo, anunciado o dianteiro 259 cv e o traseiro 503 cv – mas aos mesmos está inerente um custo de mais de 117 mil euros, que mesmo para os padrões estadounidenses não é dos mais acessíveis. Por isso, tudo leva a crer que, numa fase subsequente de comercialização (o Model X P90D Signature Edition deverá estar à venda já no Outono), versões mais acessíveis venham a ser propostas, sempre com transmissão às quatro rodas, mas com packs de baterias menos poderosos (e dispendiosos…), e preços que algumas fontes referem dever ter início nos 70 mil dólares (cerca de 62 mil euros).