Jaguar prepara próxima geração do XF
[doptg id=”136″]
O Jaguar XF chegou ao mercado em 2009, em substitução do S-Type. No ano passado foi alvo de um restyling e mais recentemente viu chegar à gama a tracção total. Cumprindo um ciclo de seis anos, muito usual na indústria automóvel, em 2015 espera-se a chegada da segunda geração da berlina inglesa, que foi agora avistada a testar nas estradas alemãs junto ao mítico Nürburgring, local onde fica o centro de testes da Jaguar.
Ainda numa fase inicial do seu desenvolvimento, esta unidade de testes apresenta uma carroçaria igual à do actual XF, com apenas algumas fitas a tapar pormenores na dianteira.
Para a sua segunda geração, o XF deverá adoptar uma variante “esticada” da plataforma modular em alumínio do construtor britânico, a iQ [Al], que foi apresentada pela primeira vez no concept C-X17 e que servirá de base para a sua versão de produção e para o XS, ambos esperados também durante 2015.
De acordo com Ian Callum, director de design da Jaguar, todos os novos modelos da marca utilizarão esta nova pataforma em alumínio, garantindo assim uma redução do peso, que levará a melhores performances ambiental e dinâmica.
Aquando da chegada da nova geração, as ofertas de motores não deverão variar muito das actuais, devendo manter-se em funções os motores a gasolina de 2,0 litros (240 cv) e 3,0 V6 de 340 cv (apenas disponível para o S/C). No campo dos Diesel também não se esperam grandes novidades, o 2.2 de quatro cilindros em linha e 200 cv será a base da gama, com a restante propostas a ser o 3.0 V6 de 240 cv (275 cv na variante S). As versões XFR e XFR-S farão uso do 5,0 litros V8, com, respectivamente, 510 e 550 cv. Ainda no domínio da especulação está a utilização das novas motorizações Diesel e gasolina de quatro cilindros, para diminuir os consumos, que a Jaguar está a desenvolver e que deverão ser estreadas na versão de produção do C-X17. É provável que estas perguntas só tenham resposta definitiva na estreia da nova berlina britânica, o que deverá acontecer a meio de 2015, provavelmente na próxima edição do Salão de Frankfurt, embora não existam ainda datas definidas para tal.