Audi SQ5 TDI plus com 340 cv em Outubro
A Audi decidiu criar uma versão ainda mais poderosa da variante desportiva a gasóleo do seu SUV de médio porte. Assim nasceu o Audi SQ5 TDI plus, que começa por se distinguir pelo rendimento do seu motor 3.0-V6 TDI biturbo, aqui com nada menos do que 340 cv e 700 Nm – ou seja, mais 27 cv e mais 50 Nm do que o oferecido pelo SQ5 TDI “normal”. Valores que permitem ao SQ5 TDI anunciar 5,1 segundos nos 0-100 km/h, uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h e um consumo médio de 6,6 l/100 km.
Como é da praxe em todos os modelos da família S da Audi, a tracção é integral permanente quattro, mas o SQ5 TDI plus destaca-se por ser o primeiro membro da gama Q5 a contar com um diferencial traseiro autoblocante de controlo electrónico, destinado a repartir de modo activo o binário pelas rodas posteriores. Por seu turno, as jantes de 21”, revestidas por pneus de medida 225/40, contam com acabamento brilhante, que se estende às caixas dos retrovisores, às pegas das portas, às barras do tejadilho, ao deflector traseiro e ao difusor posterior. No interior, a diferença é garantida pelo banco traseiro deslizante, pelos apoios de braços nas portas revestidos a pele, e pelo revestimento em pele dos bancos com padrão diamante em cinzento.
O novo Audi SQ5 TDI plus será lançado comercialmente em Outubro, custando na Alemanha €67 700 – para Portugal ainda está por definir o respectivo preço.