CompararComparando ...

Kia cria submarca para automóveis autónomos

Artigo
Kia cria submarca para automóveis autónomos

A Kia decidiu criar uma submarca para acompanhar e promover o desenvolvimento de automóveis autónomos, já que a casa sul coreana tem previsto o lançamento do seu modelo parcialmente autónomo em 2020, e totalmente autónomo em 2030. Denominada Drive Wise, esta submarca foi dada a conhecer no CES e, para já, trabalha em soluções como a condução autónoma em auto-estrada; a condução autónoma em meio urbano; o acompanhamento do veículo precedente; a travagem de emergência; a assistência à condução em engarrafamento; e numa nova função de estacionamento e saída de estacionamento automático.

A Kia vai investir, até 2018, cerca de 2 milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros) neste domínio, e obteve já do estado norte-americano do Nevada uma autorização especial para testar automóveis autónomos e semi-autonómos na via pública, tarefa que, numa primeira fase, ficará entregue ao Soul EV, o seu modelo totalmente eléctrico. Ao mesmo tempo, a marca está a trabalhar em novas formas de garantir a interacção entre os automóveis, o condutor e os ocupantes, nomeadamente através de reconhecimento gestual e via impressão digital para controlo de diversas funções do veículo.

Quanto ao seu modelo totalmente autónomo, previsto para daqui a 15 anos, a Kia adianta dependerá muito do seu novo sistema de comunicações V2X (veículo-”tudo”), a utilizar também pelo modelo com condução semi-autónoma, e que faz uso de uma série de sensores, radares, câmaras exteriores para identificar o ambiente circundante e todos os obstáculos relevantes. Neste sistema são integradas também as tecnologias V2V (veículo-veículo) e V2I (veículo-infraestrutura).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon