Novos BMW Série 5 Sedan e Touring em preparação
[doptg id=”147″]
Depois de ter apresentado o facelift do Série 5 durante o pretérito Salão de Frankfurt, que terminou no passado dia 22 de Setembro, foi avistado um protótipo da próxima geração do Série 5 Touring em cima de um camião de transporte. Nem de propósito, as imagens que agora levamos até si são de uma unidade de testes do novo Série 5 Sedan, novamente em cima de um camião de transporte, além de mais algumas imagens do protótipo da carrinha do Série 5.
A marca bávara continua afincadamente a trabalhar na nova geração do seu familiar médio, que deverá chegar aos concessionários em todo o mundo nunca antes de 2016.
O Série 5, estreado em Maio passado, recebeu neste facelift poucas alterações às suas linhas mestras. É certo que foram realizadas algumas melhorias no que diz respeito ao design de vários detalhes, sendo que a mudança mais importante aconteceu ao nível das motorizações disponibilizadas por este automóvel, que também estarão disponíveis para a derivação break de uma das propostas mais bem-sucedidas do segmento premium.
Assim sendo, o 518d passa a ser a versão de acesso à gama do Série 5, o mesmo acontecendo com a variante 520d xDrive no que respeita às suas declinações de traccção integral. A gama de motores deverá contar ainda com o tradicional V8 do M5, a menos que a BMW decida usar neste novo modelo o motor de seis cilindros dos M3 e M4. Além disso, surgem rumores que apontam para que o novo Série 5 conte ainda com motorizações híbrida e plug-in.
De resto, muito pouco se sabe de acerca do modelo nesta fase ainda muito precoce do seu desenvolvimento, podendo-se apenas tentar adivinhar o que os engenheiros alemães prepararão para a próxima geração do Série 5. Um dado praticamente adquirido, tendo mesmo em vista as regras europeias para a redução de consumos e emissões, é a diminuição do peso da nova proposta, o que, a acontecer, será a continuação de uma tendência que se tem vindo a verificar com a generalidade dos modelos do casa de Munique, assim como no resto da indústria automóvel. Esta diminuição de peso será conseguida, uma vez que não parece que as dimensões sejam inferiores às actuais, tanto na berlina como na variante Touring, através da utilização de materiais mais leves, como o alumínio e a fibra de carbono, solução que será partilhada com outros modelos do construtor bávaro, como, por exemplo, o próximo M3 e mesmo o M4 Coupé.
Merecem destaque ainda, nas imagens do quatro portas, as duas saídas de escape de formato trapezoidal colocadas nas extremidades do pára-choques porterior e os grupos ópticos dianteiros de ambas as unidades de testes, se bem que, apesar do que se pode ver nas imagens, não seja crível que passem para a versão de produção, uma vez que seriam uma mudança demasiado radical face aos modelos actualmente em comercialização, e representariam um corte muitodrástico com as linhas de um dos modelos mais vendidos da oferta da BMW.