Jaguar prepara facelift para o XJ
[doptg id=”153″]
Como se pode ver pelas imagens apresentadas acima, a Jaguar está a preparar uma pequena operação cosmética para o XJ, a primeira desde que o modelo britânico foi colocado a venda, em 2008, e, muito provavelmente, a derradeira antes de uma nova geração ser introduzida, o que se espera aconteça já em 2018. Os primeiros veículos de teste a ostentar as alterações foram avistados nas imediações do quartel-general da marca inglesa, no Reino Unido, permitindo antecipar as alterações que serão introduzidas na berlina da Jaguar.
Como esta é uma actualização de meio de ciclo, as alterações incidirão principalmente em alguns apontamentos de estilo e, possivelmente alguns updates ao interior, nomeadamente no capítulo do conforto. Não esperamos que o construtor detido pela Tata Motors aproveite este ensejo para abordar a questão do espaço para os ocupantes do banco traseiro, aquele que será, talvez, o único “problema” que a berlina XJ coloca aos seus potenciais compradores. Tal solução deverá aparecer muito provavelmente apenas na próxima geração, que se espera chegue ao mercado não antes de 2018, até porque em 2016 será apresentada a próxima geração do XF.
Com o facelift ainda numa primeira fase, as imagens não nos dizem muito. No entanto, é possível perceber que as zonas que estão a ser alvo de alterações por parte dos engenheiros alemães são a dianteira e a traseira. Na frente, o pára-chpques apresenta novas entradas de ar, com um desenho renovado face ao actualmente visível no XJ e a grelha é também ligeiramente menor e menos profunda do que a actual. O próprio pára-choques aparenta ter sofrido algumas alterações, adoptando um estilo mais arredondado e fluido. As mesmas alterações ao pára-choques são esperadas na traseira, que deverá contar ainda com grupos ópticos de desenho revisto.
Dada a recente introdução na gama do XJ da opção de tracção integral – o mesmo tendo, aliás, acontecido com o XF – disponível apenas para a variante V6 Supercharged 3.0 de 340 cv, não se esperam grandes alterações para o seu grupo de unidades motrizes. O topo da gama à venda em Portugal continuará a ser o XJ Supersport de 510 cv que faz uso do motor a gasolina de 5,0 litros V8 com turbocompressão. Os restantes elementos da gama serão os já conhecidos 3.0 V6 Diesel de 275 cv e o 5.0 V8 a gasolina na versão naturalmente aspirada, que oferece um total de 385 cv.
A versão renovada do Jaguar XJ deverá ser conhecida no Salão de Paris de 2014, com a sua chegada aos concessionários lusos a acontecer durante os primeiros meses de 2015.