Opel Ampera-e chega em 2017
Está confirmado o lançamento para o próximo ano do novo modelo eléctrico da Opel, designado como Ampera-e, mas em que o nome é o único ponto que tem em comum com o anterior Ampera. Agora, estamos em presença de um compacto de cinco portas e cinco lugares, que, no essencial, acabará por ser a versão europeia do modelo que a General Motors apresentou com Chevrolet Bolt EV no último Salão de Detroit.
Também por isso, não se estranha a Opel prometa para o seu novo eléctrico uma autonomia superior à da maior parte dos seus rivais, e um preço bastante competitivo. Mesmo que possam vir a existir diferenças face às especificações definitivas do Ampera-e, vale a pena recordar que o Bolt EV (proposto nos EUA por cerca de 28 mil euros) anuncia cerca de sete segundos nos 0-100 km/h e monta as baterias incorporadas na plataforma, sob o habitáculo, o que lhe permite oferecer uma bagageira e um espaço interior bastante amplos (segundo a Opel, no Ampera-e equivalente ao de um Astra); assim como uma autonomia superior a 300 km – podendo as baterias recuperar 80% da respectiva capacidade em cerca de uma hora, numa tomada de alta tensão (a recarga total pode ser efectuada durante a noite, numa tomada de corrente doméstica a 240 Volt).
Domínio em que se espera o Ampera-e, tal como o Bolt EV, marque a diferença é no das soluções personalizadas para a gestão da condução, em boa parte suportadas pelo sistema OnStar. Através dele, deverá ser possível calcular a autonomia real em função destino, das condições tráfego, do clima, do relevo e próprio estilo e hábitos de condução do utilizador. Também no Ampera-e deverá ser proposta uma App para gestão remota algumas funções veículo, assim como uma ligação Bluetooth de baixo consumo energético capaz de estabelecer ligação ao smartphone do utilizador mal este entre no seu raio de acção, ainda antes deste subir a bordo – dando desde logo início à pré-climatização, e fornecendo informação sobre o estado da bateria e a autonomia, entre outras.