E-Pace reforça aposta da Jaguar nos SUV
Apesar de pouco tempo ter passado ainda sobre a revelação do F-Pace, o primeiro SUV da sua já longa história, a Jaguar pretende aproveitar ao máximo o crescimento exponencial de um dos mais populares segmentos de mercado a nível mundial, e prepara já o lançamento de um modelo deste género, mas de dimensões mais compactas. Este novo SUV adoptará, quase certamente, a designação E-Pace, e anda já em testes dinâmicos por várias paragens, incluindo as terras geladas do norte da Europa, mesmo que sob a roupagem de um Range Rover Evoque modificado – artifício que a marca de Coventry já tinha utilizado quando dos testes iniciais do F-Pace.
Face ao SUV da Land Rover, é de notar, neste protótipo, a maior distância entre eixos e as vias mais largas, que tudo indica terá já instalados alguns componentes mecânicos do modelo definitivo, como o motor e o sistema de refrigeração, que assim podem ser testados sem que tal implique revelar de qualquer característica de design do novo modelo. Mais difícil de descortinar é, por ora, se o E-Pace terá por base a plataforma modular em alumínio do novo XE, ou a mais antiga plataforma do Evoque, o que limitaria a sua gama de motores a unidades de quatro cilindros.
Um dado há que faz crer que a primeira opção será a mais provável – a forte probabilidade de o E-Pace vir a contar com uma versão que seria a primeira proposta com propulsão exclusivamente eléctrica da Jaguar, o que deixa antever que a sua produção poderá estar a cargo da austríaca Magna-Steyr, em Graz. Estes e outros dados será possível confirmar com o passar do tempo, já que o novo E-Pace não deverá ser revelado antes do Outono de 2017, provavelmente no Salão de Frankfurt, com o lançamento comercial a estar agendado somente para o início de 2018.