CompararComparando ...

Renault Maxthon a caminho

Artigo
Renault Maxthon a caminho

A moda dos SUV não pára de crescer, e raras são as marcas que abdicam de explorar ao máximo o seu potencial, seja em que segmento for. A Renault não constitui excepção, e se propostas como o Captur, o Kadjar ou a nova Espace podem ser consideradas como fazendo parte desse universo que são os crossover, nem por isso a marca de Billancourt quer deixar de propor um modelo naquela que será, porventura, a mais popular classe deste género na Europa: a dos SUV compactos, onde a grande referência continua a ser o Nissan Qashqai.

Aliás, é, justamente, do Qashqai que provém a plataforma CMF que dará origem ao novo modelo da casa do losango, destinado a substituir o Koleos, mas que, para deste se distanciar o máximo possível, deverá adoptar uma nova designação – e, ao que tudo indica, o nome escolhido foi Maxthon. Já em testes na neve, o novo Renault Maxthon contará, também, com um porte bastante mais generoso do que o do Koleos (o comprimento exterior deverá crescer de cerca de 4,5 metros para mais de 5,0 metros), o que, por seu turno, e pela primeira vez, permitirá ao seu construtor dispor, neste segmento, de uma variante com lotação para sete ocupantes (mas sem contar com um nome específico, como acontece com a Nissan, com o X-Trail).

Os protótipos presentes nas imagens que aqui publicamos, mesmo que ainda bastante camuflados, acabam por denunciar uma linha estilística que apresenta algumas semelhanças com o Talisman, o que estará longe de ser criticável. Mecanicamente, uma das grandes dúvidas reside em saber se o Maxthon, pelo menos nas versões mais potentes, poderá contar com o eixo traseiro direccional 4Control, já que é quase certo que disporá de tracção dianteira de série, e integral em opção. Opcional será, também, nalgumas versões, a caixa pilotada EDC de dupla embraiagem.

A gama de motores é que, decerto, não diferirá muito da conhecida de outros modelos da Renault, mormente o novo Mégane, esperando-se venha a ser animado pelos motores Diesel 1.6 dCi de 130 cv e 1.5 dCi de 110 cv, assim como pelo 1.6 TCe a gasolina, não se sabendo se na sua mais dotada variante de 205 cv, ou numa declinação menos potente mas mais de acordo com a sua filosofia de SUV. A apresentação oficial do Maxthon deverá ocorrer no Salão de Paris, a tempo do lançamento comercial se poder iniciar no próximo Outono.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon