Novo Audi Q3 inicia testes de desenvolvimento
Pela primeira vez, protótipos da nova geração do Audi Q3 sairam para a via pública, para testes de desenvolvimento. Naturalmente que, numa fase tão prematura, a camuflagem utilizada nos primeiros protótipos de testes e pesadíssima, mas não o suficiente para impedir que se conclua que, pelas dimensões do modelo, não se trata, nem do mais imponente Q5, nem do mais compacto Q3. Ilusório é ainda o efeito que este disfarce cria, de estarmos na presença de um SUV de duas portas, o que acaba por se não verificar, e um olhar mais atento permite perceber, sob tão pesada roupagem, o contorno tanto das portas traseiras, como dos respectivos puxadores.
De salientar que o novo Q3 terá por base a plataforma modular MQB do Grupo VW, o que lhe permitirá crescer em todos os sentidos face ao actual, não só para que possa oferecer uma mais ampla habitabilidade, como para criar espaço na oferta da Audi para a chegada do mais pequeno Q2. Espera-se esse aumento das dimensões seja de cerca de 5-7 cm em termos de comprimento e distância entre eixos, e de cerca de 5 cm em largura, por forma a que o modelo também não invada o território do Q5.
Certo e seguro, e como seria expectável, é que existirá uma significativa partilha de componentes entre o novo Q3 e outras propostas do conglomerado germânico. A gama de motores e caixas de velocidades, por exemplo, deverá ser praticamente idêntica à do novo VW Tiguan (e, tal como este, o novo Q3 também dervá ser proposto em versões de tracção dianteira e integral), enquanto que o interior se assemelhará, notoriamente, ao da mais recente geração do A4. A chegada ao mercado deverá acontecer no final do próximo ano, o mais tardar no início de 2018, sendo mais do que provável uma estreia oficial no Salão de Frankfurt, no Outono de 2017.