BMW revela protótipos Mini e Rolls Royce do centenário
A inauguração, em Londres, da exposição “Iconic Impulses”, um dos eventos criados para celebrar o seu centenário, serviu de pretexto à BMW para (na sequência do BMW Vision Next 100) dar a conhecer os protótipos da Mini e Rolls-Royce que antecipam o futuro da mobilidade. Uma iniciativa que terá o seu epílogo em Outubro, em Los Angeles, quando for dado a conhecer semelhante projecto por parte da BMW Motorrad, a divisão de motos do grupo bávaro.
No caso do Mini Vision Next 100, a ideia que lhe está subjacente é o uso responsável dos recursos para a mobilidade individual. O conceito gira em torno da partilha de veículo, e da possibilidade de os adeptos da marca poderem aceder e personalizar, no futuro, qualquer Mini, em qualquer lugar e a qualquer momento. Com o veículo a ir autonomamente recolher o seu condutor, e a ajustar a sua aparência, as suas características de condução e a sua concetividade às preferências do utilizador do momento.
Também totalmente autónomo é o Rolls-Royce Vision Next 100, que pretende levar o luxo para nova dimensão. O interior almeja ser o retiro privado do utilizador, dotado de um assistente virtual (de seu nome Elanor…) que não só garante a condução do automóvel, como tem por missão satisfazer todo e qualquer desejo do utilizador ao longo da viagem. O luxuoso interior conta com tejadilho panorâmico de abertura vertical, ao melhor estilo da aeronáutica, e com portas de abertura invertida, para que aos passageiros mais não seja necessário do que levantarem-se e sair do veículo quando é esse o objectivo… ou vice-versa.
O Vision Next 100 é, segundo o seu criador, apenas uma possibilidade para um Rolls-Royce personalizado e único, já que a marca desenvolveu o programa Personal Vision capaz de criar carroçarias exclusivas, e interior com os melhores materiais e acabamentos manufacturados, sobre uma plataforma com emissões zero. Aqui, materiais e métodos de produção inovadores abrirão novas perspectivas para os clientes poderem conceber um automóvel segundo as suas próprias especificações, da distância entre eixos ao formato da carroçaria, com os designers da marca a criarem um veículo tão único como a impressão digital do seu proprietário.