Grupo VW lança 30 novos modelos eléctricos na próxima década
O Grupo VW apresentou hoje a sua estratégia para os próximos dez anos. O plano chama-se Strategy 2025, aplica-se a todas as doze marcas que compõem o grupo, é caracterizado pela própria empresa como o maior processo de mudança de sempre da sua história e prevê, até, a alteração da própria actividade principal da companhia: depois da análise que fez do futuro do sector, a VW pretende que a produção automóvel deixe de ser o seu core business, para que passem a sê-lo as soluções de mobilidade. Isto mantendo o foco também na eficiência, assim como no poder de inovação e numa visão empreendedora no seio da organização.
A primeira consequência prática desta nova política é o anúncio do lançamento de trinta novos modelos eléctricos alimentados por baterias (BEV) durante os próximos dez anos, já que a VW acredita que, daqui por uma década, um quarto das vendas de automóveis, a nível global, seja já assegurado por BEV. No caso específico da VW, o objectivo de vendas de BEV para 2025 é de 2-3 milhões de unidades/ano, correspondentes a 20-25% do total das vendas do grupo.
Ao mesmo tempo, a VW vai apostar forte em novas unidades negócio. Decidiu desenvolver, internamente, um sistema de condução autónoma, que terá de estar pronto até ao final da década; e participar directamente no desenvolvimento da tecnologia de baterias, para o que estabelecerá parcerias a revelar brevemente. Em 2025, o Grupo VW espera, também, que sua nova divisão de mobilidade, onde serão desenvolvidas áreas de negócio como os táxis autónomos, a partilha de veículos ou a mobilidade on demand, estar já a facturar valores na ordem dos 10 mil milhões de euros/ano.