Mercedes-Benz com nove eléctricos no Silvretta E-Car Rally
Arranca amanhã mais uma edição do Silvretta Rally, na emblemática Silvretta High Alpine Road, nos Alpes austríacos. Reservada a automóveis clássicos (vertente em que, este ano, conta com 190 participantes), a prova volta a levar por diante o chamado Silvretta E-Rally, que decorre paralelamente e está destinado a automóveis eléctricos.
Este ano, participarão na iniciativa 26 veículos, nove dos quais da Mercedes. O percurso decorre ao longo de uma estrada de montanha com 224 quilómetros, com inclinações de 14,5% e uma variação de altitude de 11 208 metros – são 5291 metros de subidas, e 5917 metros de descidas. Na sua sétima participação consecutiva no Silvretta E-Car Rally, a Mercedes inscreveu três B 250 um SLS AMG Coupé Electric Drive (vencedor da última edição da prova) um B F-Cell a fuel-cells, um S 500, dois E 350 e da nova geração e um GLC 350 e 4Matic (SUV de tracção integral com 34 quilómetros de autonomia no modo eléctrico).
Esta forte presença no evento austríaco ter por fim sublinhar a opção da Mercedes de apostar no desenvolvimento de diferentes soluções de mobilidade do futuro, capazes de se adaptarem às necessidades específicas dos seus clientes e às características e vocação do próprio automóvel. Mais de metade dos 14,5 mil milhões de euros que a Mercedes destinou a pesquisa e desenvolvimento nos próximos dois anos serão aplicados nas chamadas tecnologias verdes, com a marca a prometer ainda a oferta de uma ampla gama de veículos eléctricos, que irá do smart city aos autocarros, passando pelos camiões e pelos ligeiros de passageiros.
Neste plano inclui-se o objectivo de a smart ser a única marca do mundo em que todos os seus modelos serão equipados com um sistema combinado de motor de combustão e motor eléctrico alimentado por bateria, assim como o lançamento do GLC F-Cell, o primeiro automóvel a fuel-cells com tecnologia plug-in. Ainda para a presente década, está anunciado o lançamento de modelos eléctricos equipados com bateria de al tensão, assentes numa nova plataforma presentemente em desenvolvimento.