McLaren com ano recorde anuncia híbridos e possível eléctrico
Foi há cinco anos que a primeira unidade do 12C saiu das linhas de produção do McLaren Production Centre (é assim que a marca chama à sua fábrica). E se 2015 foi um ano de transação para a McLaren, por via do fim da produção do P1 e do lançamento de cinco novos modelos, nem por isso a casa de Woking deixou de registar lucros operacionais pelo terceiro ano consecutivo: 27,8 mil milhões de euros, para receitas de 534,5 mil milhões de euros. Segundo as projecções da marca, os lucros crescerão 50% nos próximos dois anos, e duplicarão em 2020 – o que constituiria desempenho inédito para a primeira década de actividade de um fabricante automóvel.
A suportar esta previsão estão as vendas de 2015, que aumentaram pelo quinto ano consecutivo, para 1654 unidades, sendo esperado duplicarem no final de 2016. 2015 foi um ano recorde também em termos de pesquisa e desenvolvimento, com a McLaren a investir 30% dos seus lucros neste domínio (147 mil milhões de euros), dispondo já de três famílias de modelos: Sports Series, Super Series e Ultimate Series.
Agora com novo acionista (a McKal Ltd., cujo presidente é proprietário de dois McLaren P1), a McLaren deu ainda a conhecer o seu plano Track22, definidor da estratégia e objectivos da empresa para os próximos seis anos. Sem abdicar do seu estatuto de construtor independente de automóveis desportivos e superdesportivos, em que se combinam as mais avançadas tecnologias, métodos de produção vanguardistas e uma manufactura altamente especializada, desde logo está assegurado o investimento de 20-25% dos lucros, o que representará um montante na ordem dos 1,2 ml milhões de euros no final de 2022.
Pilar fundamental para a actividade da McLaren, por permitir lançar, no decurso deste período, 15 novos modelos ou versões, metade dos quais dotados de tecnologia híbrida. Ao mesmo tempo, a marca fez saber que está já a trabalhar num protótipo de um automóvel 100% eléctrico, para aquilatar da possibilidade de o mesmo vir a servir de base a um futuro desportivo destinado à família Ultimate Series.