CompararComparando ...

Fisker Karma ressuscita como… Karma Revero

Artigo
Fisker Karma ressuscita como… Karma Revero

O nome Karma não será estranho aos amantes dos automóveis, tendo para identificado uma berlina híbrida de vocação desportiva criada por Henrik Fisker para a marca com o seu nome, e de que era o principal accionista. Como o projecto não correu de feição para o antigo designer da BMW, a Fisker acabou por abrir falência em 2013, sendo depois adquirida pelos chineses da Wanxiang Group Corp., que acabaram por rebaptizá-la como Karma.

Karma que agora dá a conhecer o seu primeiro modelo, o Revero, que mais não é do que um Karma (dos tempos da Fisker…) melhorado. Além deste híbrido plug-in de luxo, a marca pretende adicionar vários modelos híbridos plug-in e totalmente eléctricos, de menor porte e mais acessíveis, à sua oferta a relativamente curto prazo, porém, não especificado.

O modelo, então, escolhido para a ressurreição do fabricante agora chinês e sediado na Califórnia tem pretensões a concorrer com as versões mais dotadas do Tesla Model S, estando à venda nos EUA, o mais tardar, durante o primeiro trimestre de 2017, sendo já sabido que custará um pouco mais do que os 115 mil dólares (cerca de 102 mil euros) pedido pelo Fisker Karma. De resto, pouco mais foi adiantado relativamente às especificações técnicas do veículo, a não ser que o Revero será capaz de oferecer uma autonomia de 80 quilómetros no modo eléctrico, e que contará ainda com um painel solar no tejadilho capaz de recarregar a bateria do sistema. Algo que não sucedia com o Karma, em que este elemento apenas se destinava a alimentar a bateria de 12 Volt que assegurava o funcionamento do sistema de ventilação e de alguns acessórios.

O Revero será produzido na Califórnia, à razão de 900 unidades no primeiro ano de comercialização, esperando a Karma superar, em pouco tempo, as 2000 unidades vendidas do anterior Fisker Karma. A estratégia da marca será, em resumo, e assumidamente, semelhante à adoptada pela Tesla no seu início de actividade, com o Roadster e o Model S. Ou seja, o Revero servirá para demonstrar as capacidades técnicas da Karma e começar a construir o seu património de propriedade intelectual, para que, posteriormente, a empresa possa começar a produzir modelos mais acessíveis e em maior escala.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon