Volvo e Uber juntas na condução autónoma
Volvo e Uber anunciaram que estarão juntas no desenvolvimento da próxima geração dos seus automóveis autónomos, tendo, para tal, avançado com 300 milhões de dólares (cerca de 265 milhões de euros) para o desenvolvimento conjunto de um projecto do qual resultem os novos modelos de base que lhes permitirão incorporar os seus mais recentes desenvolvimentos alcançados em termos de tecnologias de condução autónoma. Aqui se incluindo automóveis totalmente autónomos, aptos a circular, inclusive, sem condutor.
Os veículos serão produzidos pela Volvo, com a Uber a adquirir à marca sueca as unidades destinadas à sua frota, estando previsto que qualquer uma das empresas aplique nos modelos base os seus próprios sistemas de condução autónoma – ambas as empresas almejando propor, a relativamente curto prazo, a condução totalmente autónoma. O primeiro modelo resultante desta parceria terá por base a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture) da Volvo, já utilizada pelas mais recentes gerações dos XC90, S90 e V90.
O trabalho de desenvolvimento será conduzido por engenheiros da Volvo e da Uber, que, para o efeito, trabalharão em grande proximidade. Na perspectiva dos agora parceiros, esta iniciativa representa uma evolução decisiva para o negócio automóvel, por indicar o caminho que a indústria deverá evoluir, para dar resposta ao advento de novas tecnologias. Esperando-se esta aliança marque o início que ambas as empresas antevêem como uma parceria industrial de longo prazo.