Mercedes G totalmente renovado?
Ao que parece, a Mercedes já deu início aos testes de estrada do “eterno” Classe G. Que, desta feita, poderá mudar muito mais do que alguma vez mudou, mesmo que a sua aparência exterior esteja longe de o deixar perceber – bem pelo contrário.
Só que, atentando bem nas imagens aqui publicadas, de um protótipo de desenvolvimento da futura geração do emblemático todo-o-terreno da marca da estrela, é possível perceber que a largura cresceu significativamente face ao modelo actual. Cerca de 10 cm, afirmam alguns rumores, o que poderá não ser do agrado dos mais puristas, mas decerto não deixará de alegrar os adeptos do modelo que dispensam bem serem obrigados a embater na porta do seu lado sempre que rodam o volante nessa direcção, ou a circular “ombro a ombro” com o passageiro da frente sempre que alguém ocupa o respectivo banco.
Para mais, tudo parece indicar que o novo Classe G, apesar de mais espaçoso, também será substancialmente mais leve. Há mesmo quem aposte que o modelo perderá qualquer coisa como 400 kg (!), furto do recurso (finalmente, e após quase 40 anos de vida…) a uma nova plataforma, composta por materiais bem mais leves.
O interior, esse, será praticamente replicado do novo Classe E, o que está longe de ser um mau argumento! Enquanto que a gama de motores incluirá unidades a gasolina e Diesel com diferentes níveis de potência, e, claro está, no topo da oferta, um 4.0-V8 biturbo destinado à sobrepotenciada e despoetiva variante AMG.
A fábrica da Magna em Graz, na Áustria, deverá continuar a assegurar a produção do Classe G, sendo inclusivamente possível que, durante algum tempo, o modelo actual continue a fazer parte do catálogo da casa de Estugarda, lado a lado com o novo, mas numa versão mais simplista e despida de algumas “mordomias”, destinada aos clientes que lhe pretendam conferir uma utilização mais extrema.