Skoda Rapid e Rapid Spacebak renovados em Genebra
Está confirmada para o Salão de Genebra a revelação dos renovados Skoda Rapid e Rapid Spacebak, que passam a contar com uma imagem refrescada, novos conteúdos em termos de segurança e conectividade e uma gama de motores revista. Em termos de estilo, as modificações passam pelos faróis de nevoeiro de novo desenho; pela secção inferior do pára-choques redesenhada; pela faixa cromada que, a partir do nível de equipamento Style, une as ópticas dianteiras bi-Xénon com luzes diurnas por LED e assistente de máximos; pelos farolins traseiros escurecidos (por LED em opção) e pelas jantes de novo desenho (de 15”, 16” e 17”. Ao mesmo tempo, o Rapid Spaceback passa a contar com um óculo traseiro de maiores dimensões.
Na gama de motores, a grande novidade reside na introdução do três cilindros turbo de injecção directa 1.0 TSI, proposto em dois níveis de potência: 95 cv (permite ao Rapid anunciar 187 km/h de velocidade máxima, 11,0 segundos nos 0-100 km/h e um consumo combinado de 4,4 l/100 km) e 110 cv (velocidade máxima de 200 km/h, 9,8 segundos nos 0-100 km/h e consumo combinado de 4,5 l/10 km). Em funções mantêm-se os conhecidos 1.4 TSI de 125 cv, 1.4 TDi de 90 cv e 1.4 TDI de 116 cv.
No habitáculo existem novas inserções embelezadoras nas portas e saídas de ventilação de novo desenho. No domínio da conectividade, os compactos checos passam a poder oferecer o hotspot wifi e os serviços Infotainment Online e CareConnect, bem as ligações Apple CarPlay, Android Auto, MirrorLink e SmartGate para telemóveis. E, em termos de segurança, são de série o ESP, o sistema de monitorização da pressão dos pneus e o sistema de travagem destinado a evitar colisões múltiplas em caso de acidente – estando ainda disponíveis o alerta de fadiga do condutor, as luzes de nevoeiro com função de curva e o assistente aos arranques em subida.