CompararComparando ...

Lynk & Co revela 01 definitivo e protótipo da berlina 03

Artigo
Lynk & Co revela 01 definitivo e protótipo da berlina 03

Passados cerca de cinco meses desde a sua criação, a Link & Co deu já a conhecer a versão de produção do seu primeiro modelo, o SUV denominado 01, a lançar lá mais para o Outono no mercado chinês. E avança ainda com o protótipo de uma nova berlina compacta, desenvolvida a partir da mesma plataforma que irá servir também o futuro Volvo S40.

Simultaneamente, e como outro dos seus objectivos é revolucionar o sistema de distribuição que actualmente domina o sector, a nova marca do grupo Geely revela alguns detalhes interessantes acerca do seu modelo de negócio: aposta forte nas vendas online; entrega do produto directamente na casa do cliente; esquema de utilização por assinatura, flexível q.b. para satisfazer as exigências de uma nova geração de clientes, habituada às funcionalidades proporcionadas pelos smartphones – incluindo a partilha do seu próprio veículo. Não menos importante, todos os modelos da Lynk & Co oferecerão uma garantia vitalícia e dados de trânsito ilimitados, para suportar a conectividade anunciada como um dos seus principais e mais diferenciadores atributos.

Quanto ao 03, a sua proximidade relativamente ao futuro S40 é sublinhada pela própria Lynk & Co, que no seu site oficial destaca o design e engenharia suecos, e o facto de a segurança ter sido uma das prioridades na sua concepção, prevendo-se venha a incorporar o essencial das soluções desenvolvidas pela Volvo em termos de segurança como dos sistemas de assistência ao condutor. Na base deste três volumes de quatro portas, e do seu “primo” sueco, está a plataforma CMA desenvolvida pela Volva, sendo provável que a partilha de componentes se estenda, igualmente, aos motores – ainda que a Lynk & Co não tenha avançado com dados técnicos relativos ao 03, tudo aponta para que monte, tal como o 01, um novo motor 1.5 turbo a gasolina combinado com um motor eléctrico, solução a utilizar também pelo S40, que proporá, ainda, vários outros motores a gasolina e Diesel, de três e quatro cilindros, todos sobrealimentados, e passíveis de combinar ou com uma caixa de velocidades manual, ou pilotada de dupla embraiagem e sete relações.

Esteticamente, as linhas do 03 exibe não deixam de evocar o SUV da marca chinesa, conferindo-lhe uma aparência invulgarmente apelativa. As grelhas dianteiras a toda a largura do veículo, os grupos ópticos frontais montados nos flancos, e o tejadilho e caixas dos retrovisores exteriores em preto, contrastando com uma carroçaria integralmente pintada de branco, são os principais elementos em destaque, em conjunto com as duplas ponteiras de escape e os farolins em forma de “L”, que reinterpretam os introduzidos pelo 01.

A proximidade entre 03 e 01 volta a ser notória num interior em que o painel de instrumentos totalmente digital e as generosas dimensões do ecrã de comando do sistema de infoentretenimento são os elementos dignos de maior menção.

Quanto ao lançamento comercial do 03, e sabendo-se que só lá mais para o terceiro trimestre deste ano terá início a comercialização do 01 no mercado doméstico, não se esperando a sua chegada aos mercados europeus e norte-americano antes de 2019, dificilmente estará disponível antes de 2020, pelo menos para os mercados de exportação.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon