Nome do novo SUV da Seat escolhido pelo público
Quando, em Março passado, a Seat anunciou o lançamento, durante 2018, de um novo SUV, a posicionar acima do Ateca e com lotação até sete passageiros, estaria longe de imaginar que iria receber mais de 500 as sugestões de nome para o mesmo, enviadas, por iniciativa própria, a partir dos mais variados pontos de Espanha. Mas não enjeitou a oportunidade, e rapidamente colocou em marcha a iniciativa #SEATBuscaNombre, aquela que, pela primeira vez na sua história, permitirá, primeiro sugerir, e depois votar, na designação comercial de um seu novo modelo.
A única regra é que o nome definitivo do novo SUV provenha da toponímia de Espanha, dando seguimento a uma tradição iniciada em 1982 com o Ronda – desde então, mais doze modelos da Seat foram baptizados respeitando esse critério: Ibiza, Malaga, Marbella, Toldo, Inca, Alhambra, Córdoba, Arosa, Léon, Altea, Ateca e Arona (este último, o seu SUV de menor porte, a lançar ainda este ano). Critérios adicionais de escolha serão que o nome eleito esteja em linha com os valores da marca e do próprio modelo, e que seja fácil de pronunciar em vários idiomas.
A primeira fase do processo de selecção está já em marcha, decorrerá até 22 de Junho e permite que, através do site seat.es/buscanombre quem o pretenda, independentemente da sua origem, proponha um nome para o novo SUV, sendo tidas em conta todas as propostas apresentadas pelos participantes. Depois, os especialistas da Seat, em conjunto com grupos de clientes de vários países, pré-seleccionar~so as três propostas que melhor se adequem, e que serão anunciadas a 12 de Setembro, no Salão de Frankfurt. Esses três nomes serão então colocados a uma votação, que decorrerá até 25 de Setembro e estará aberta a todo e qualquer participante, e em que será eleito nome definitivo do modelo – estando prometido que o respectivo anúncio será feito até 15 de Outubro.