Novo Kia Stonic no Outono
Para disputar um dos mais importantes e aguerridos segmentos de mercado da actualidade, a Kia acaba de apresentar o Stonic, um SUV de dimensões compactas desenvolvido a partir as plataforma do Rio, que lá mais para o Outono será lançado no mercado Europeu. É, desde logo, anunciado como o modelo mais personalizável de sempre da marca coreana, no exterior como no interior, assim como a sua proposta mais arrojada de sempre ao nível do design. Em destaque, o tejadilho, que pode ser pintado em cor diferente da aplicada na carroçaria.
O interior, integralmente desenvolvido pelo centro de estilo europeu da Kia, promete oferecer uma ampla habitabilidade, não obstante as dimensões exteriores compactas, a que se alia uma bagageira com 352 litros de capacidade e duplo piso. Também aqui, está disponível uma gama de cores vivas, que permite personalizar o interior ao gosto de cada qual, a que se juntam tecnologias como as ligações Apple CarPlay e Android Auto para smartphones, o cruise control adaptativo, o sistema de infoentretenimento com ecrã táctil, os bancos bancos dianteiros aquecidos ou o acesso e arranque sem chave.
A oferta de motores passa pelo 1.0 T-GDI de 120 cv (um três cilindros turbo com injeção directa de gasolina), pelos 1.2 e 1.4 atmosférico, também a gasolina, e pelo inevitável 1.6 CRDi. Segundo a Kia, direcção e suspensões foram desenvolvidas a pensar, especialmente, nos gostos e preferências dos condutores europeus, sendo ainda disponibilizadas soluções como o sistema de vectorização do binário e de controlo de travagem em curva; a travagem autónoma de emergência com reconhecimento de peões e alerta de colisão cianteira; a monitorização do ângulo morto com alerta de tráfego traseiro; o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem; o assistente de máximos; e o alerta de atenção do condutor.