Aston Martin Vanquish Zagato em versões Volante e Speedster
Ao que tudo indica, a Aston Martin decidiu mesmo ir por diante com a exuberante versão descapotável do Vanquish Zagato, revelada em Pebble Beach no ano passado. O modelo já foi avistado em testes de desenvolvimento no circuito de Nürburgring, e tudo indica que a produção estará limitada a não mais do que 90 exemplares, a maioria dos quais deverão ir parar às mãos de clientes da marca de Gaydon que na sua garagem possuem já um Aston Martin desenvolvido em conjunto com o célebre estúdio italiano.
Certo parece ser, também, que o Aston Martin Vanquish Zagato Volante partilhará com a versão coupé a generalidade da sua dotação mecânica. Nomeadamente o motor 5.9-V12 com 592 cv e 630 Nm, o que lhe permitirá cumprir os 0-100 km/h em menos de 4,0 segundos.
Mas esta não deverá ser a única surpresa que a casa britânica tem reservada para os seus indefectíveis no curto prazo. Também nas imediações da mítica pista germânica foi visto a circular um ainda mais raro e exclusivo Vanquish Zagato Speedster, do qual se diz apenas serão fabricadas 28 unidades.
Face à versão Volante, o Vanquish Zagato Speedster distingue-se, essencialmente, pela supressão dos lugares, e pela respectiva cobertura sob a qual fica escondida a capota quando recolhida, fazendo deste um verdadeiro dois lugares. Ao mesmo tempo, e não havendo alterações mecânicas a registar, a aceleração 0-100 km/h deverá ser 0,1 segundos mais célere, sendo aqui cumprida em 3,6 segundos. Inevitável é que, em qualquer dos casos, as novas versões do Vanquish Zagato tenham já destinatário definido para todos os exemplares que das mesmas venham a ser fabricados – mesmo que para o Speedster rumores haja que apontam para um preço de 1,5 milhões de euros!