BMW i3 recebe facelift e nova versão mais potente
A BMW decidiu operar uma catualização geral no seu compacto eléctrico, e aproveitou a oportunidade para introduzir na gama uma variante mais potente e de pendor mais dinâmico. Comuns aos renovados i3 e i3s são os pilares A e os rebordos do tejadilho em preto; as novas cores de carroçaria disponíveis; os pára-choques redesenhados; as novas aplicações cromadas; os faróis integralmente por LED proposto de série; e os novos “piscas” dianteiros, também por LED. A isto o i3s junta os pára-choques específicos, alguns elementos em preto brilhante (como o contorno do duplo rim e os aros dos guarda-lamas).
Ambos fazendo uso da bateria de iões de lítio com 33 kWh/94 Ah de capacidade, o i3 continua a recorrer ao motor de 170 cv e 250 Nm, capaz de lhe permitir cumprir os 0-100 km/h em 7,3 segundos, alcançar uma velocidade máxima electronicamente limitada a 150 km/h e oferecer uma autonomia no ciclo NEDC de 290-300 km. Já o i3s monta um motor com 184 cv e 270 Nm, cumprindo os 0-100 km/h em 6,9 segundos, atingindo 160 km/h de velocidade máxima e anunciando uma autonomia de 280 km. Para ambos está disponível, em opção, o motor bicilíndrico de 38 cv a gasolina, destinado a funcionar como extensor de autonomia, servindo apenas como gerador para recarregar a bateria quando a respectiva carga se esgota.
A confirmar a sua postura mais dinâmica, o i3s conta, igualmente, com uma suspensão desportiva, rebaixada 10 mm, vias 40 mm mais largas e jantes de 20”, 20 mm mais largas. Tal como o i3 “normal”, estará disponível com os níveis de acabamento Atelier (o proposto de série), Lodge e Suite, tendo ambos ainda recebido uma versão optimizada do controlo de estabilidade DSC e melhorias no sistema iDrive de infoentretenimento.
A estreia em público do renovado compacto eléctrico germânico está marcada para meados de Setembro, no Salão de Frankfurt, devendo a respectiva comercialização iniciar-se pouco depois.