Novo Lamborghini Aventador S Roadster: 740 cv por €313 666… antes de impostos!
Para os amantes das sensações fortes a céu aberto, a Lamborghini criou um modelo que conjuga todo o potencial do seu desportivo de topo com a capacidade de se tornar descapotável. Com estreia oficial marcada para o Salão de Frankfurt, o novo Aventador S Roadster distingue-se do seu “irmão” coupé não só pelo tejadilho rígido removível em fibra de carbono preta mate, com apenas 6 kg de peso e composto por painéis que podem ser alojados na bagageira dianteira (oferecendo múltiplas opções de personalização em opção), como pela traseira específica, que lhe confere um carácter muito próprio.
O óculo traseiro conta com operação eléctrica, permitindo aos ocupantes ouvir melhor o rugido do V12 montado logo atrás dos respectivos bancos, quando a circular com o hardtop colocado. Para o interior estão disponíveis cinco configurações distintas, com revestimento em pele e Alcantara, monocromáticos ou bitonais, e várias opções de costuras e acabamentos. A face interior dos painéis que compõem o hardtop removível é revestida, de série, a Alcantara com moldura em fibra de carbonom, sendo opcionalmente proposto um revestimento em carbono ainda mais leve do que a Alcantara, e que se estende a outras zonas do habitáculo.
Mecanicamente, fazem parte dos atributos do Aventador S Roadster a tracção integral permanente, uma nova suspensão activa, o sistema de direção às quatro rodas e o novo modo de condução Ego estreado pela versão “fechada” do modelo. Por sue turno, a asa traseira activa optimiza o equilíbrio aerodinâmico em função dos quatro modos de condução selecionáveis pelo condutor: Strada, Sport, Corsa e Ego.
Montado em posição central traseira está o motor 6.5-V12 capaz de oferecer 740 cv de potência e um binário máximo de 690 Nm, combinado com uma caixa robotizada de sete velocidades, capaz de executar trocas de mudança em apenas 50 milésimos de segundo. Pesando apenas mais 50 kg do que o coupé, o Aventador S Roadster atinge a mesma velocidade máxima de 350 km/h, e cumpre os 0-100 km/h em não mais do que 3,0 segundos, sendo a travagem assegurada por poderosos discos carbocerâmicos, que se escondem atrás das jantes de 20” na frente, e 21” atrás, revestidas por pneus Pirelli PZero especialmente desenvolvidos para o Aventador S.
Disponível para entrega a partir de Fevereiro do próximo ano, o novo Aventador S Roadster também já tem preços definidos para os vários mercados em que será comercializado. No caso da Europa continental, €313 666 é o preço a pagar à saída de fábrica, a que há que juntar os impostos sobre o mesmo incidentes em cada país.