Mercedes Classe S Coupé e Cabrio recebem actualização
Também as versões coupé e cabriolet do topo de gama da Mercedes-Benz recebem as melhorias já anunciadas para a berlina – sejam os novos ou revistos sistemas de assistência à condução, o Cockpit Panorâmico, sistema Energizing ou o renovado motor V8 biturbo da versão 560, entre várias outras. Inéditos e exclusivos destas variantes de duas portas são os farolins traseiros compostos por 66 OLED, que se juntam ao novo splitter dianteiro de maiores dimensões com acabamento cromado, às saias laterais de novo desenho e às ponteiras de escape cromadas.
O ambiente interior foi renovado graças aos acabamentos em madeira (de nogueira, freixo ou magnólia), aos revestimentos em pele dos com novas combinações cromáticas, aos botões no volante sensíveis ao toque, semelhantes aos utilizados nos smarthpones, e aos dois ecrãs de alta resolução, cada qual com 12,3”, colocados sob um painel de vidro único, que formam, em conjunto com o head-up display, o chamado Cockpit Panorâmico. Por seu turno, os comandos vocais do sistema de infoentretenimento passam, pela primeira vez, a incluir funções como o ar condicionado, a climatização e a função de massagem dos bancos, a fragrância/ionização do habitáculo, ou o head-up display – estando disponíveis, em função do idioma, até 450 comandos vocais individuais.
Naturalmente, também não falta o novo sistema Energizing, que ajusta funções a limatização (incluindo a fragrância), o aquecimento, ventilação e massagem dos bancos, a iluminação e o sistema de áudio para configurar as condições de conforto em função das necessidades e preferências do utilizador. Estando disponíveis até seis programas distintos, sempre com dez minutos de duração: freshness, warmth; vitality; joy; comfort; e training (com os modos relaxamento muscular, activação e equilíbrio muscular).
Para auxiliar o condutor na sua tarefa, os novos Classe S Coupé e Cabrio contam com novos ou aperfeiçoados sistemas de assistência à condução, como o Active Distance Control Distronic ou o Active Steering Assist, capazes de manter a distância para o veículo da frente e manobrar a direcção com um mínimo esforço – por exemplo, através do ajuste automático da velocidade antes das curvas, cruzamentos ou rotundas.
Na gama de motores, a grande novidade é o 4.0-V8 biturbo das variantes S 560 Coupé/Cabrio, com sistema de desactivação de cilindros, 469 cv e 700 Nm. Já o coupé equipado com o V6 de 367 cv passa a ser identificado pela sigla S 450 e a poder funcionar no modo “à vela”, ou seja, sendo desacoplado da caixa de velocidades sempre que as condições de circulação assim o permitam, para redução do consumo de combustível.
Especificamente para as versões S 63 4Matic+ dos renovados Classe S Coupé e Cabrio, foram introduzidos a grelha Panamericana, o motor 4.0-V8 biturbo de 612 cv, a caixa AMG Speedshift MCT 9G de novas relações e o sistema de tracção integral AMG Performance 4Matic+. Naturalmente, as variantes S 65, com motor 6.0-V12 biturbo de 630 cv e 1000 Nm, também beneficiam da mesma grelha estrada no AMG GT R.