Novo Porsche Cayenne Turbo no final do ano por €187 985
Já está disponível para encomenda em Portugal a versão de topo da nova geração do SUV de maior porte da Porsche, o novo Cayenne Turbo, proposto a partir de €187 985, e com a entrega das primeiras unidades a clientes a estar prevista para o final do ano. Face às restantes versões da sua gama, o modelo distingue-se, numa primeira observação, pela secção dianteira específica, com faróis dinâmicos PDLS; pelos alargamentos dos guarda-lamas, necessários para albergar os pneus de medida 285/40 na frente e 315/25 atrás, montados em jantes de 21”; e pelas duplas ponteiras de escape exclusivas – marcando presença no interior elementos como o sistema de som Bose Surround de 710 Watt, os bancos dianteiros desportivos com encostos de cabeça integrados e regulações de dezoito vias, ou o aquecimento de todos os bancos e do volante.
A animar o novel Cayenne Turbo está o motor 4.0-V8 biturbo, com os dois turbocompressores instalados no interior do “V” formado pela banca de cilindros, capaz de oferecer 550 cv e 770 Nm, ou seja, mais 30 cv e 20 Nm do que no modelo da geração anterior. Em conjunto com a caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, a tracção integral permanente PTM e o sistema de vectorização de binário PTV+, permite ao Cayenne Turbo alcançar 286 km/h e cumprir os 0-100 km/h em escassos 4,1 segundos (3,9 segundos quando equipado com o opcional pacote Sport Chrono.
O Cayenne Turbo da nova geração é, também, o primeiro SUV do mercado a contar com um deflector traseiro activo de altura variável, instalado no topo do portão traseiro. Um elemento que acaba por beneficiar o desempenho dinâmico, gerando maior carga aerodinâmica em função da velocidade, afirmando a Porsche que a travagem a partir de 250 km/h pode ser até dois metros mais curta por comparação com a de um modelo desprovido deste elemento. Por seu turno, o sistema de travagem proposto de série conta com discos PSCB (Porsche Surface Coated Brake), em aço mas revestidos por uma camada de carboneto de tungsténio, que incrementa a respectiva capacidade de travagem e resistência ao desgaste – sendo os ainda mais potentes discos carbocerâmicos PCCB uma opção.
A suspensão conta, de série, com amortecimento pneumático activo PASM, com três câmaras por cilindro e seis nívels de altura seleccionáveis pelo condutor. Para a lista se opções foram relegados o eixo traseiro direcional e as barras estabilizadoras activas PDCC com sistema elétrico de 48 Volt.