Museu do Caramulo tem nova atracção
O Museu do Caramulo recebeu a sua última aquisição para enriquecer o acervo de veículos que tem actualmente em exposição. Desta feita a atracção veio literalmente de “armas e bagagens” pois é um Autocar M3 Half Track, um veículo militar blindado de transporte de tropas que serviu no Exército norte-americano quando da libertação da Europa na Segunda Guerra Mundial.
A sua designação “Half Track” refere-se ao tipo de plataforma que uliliza (meia-lagarta) pois o eixo dianteiro é composto pelas normais rodas que garantem a direccionalidade da viatura, mas atrás não encontramos outro eixo de rodas, encontramos um sistema de lagartas que garantem a motricidade. Tratando-se de uma solução deste tipo o M3 tem uma maior polivalência fora de estrada, algo que é essencial no transporte de tropas aos mais variados pontos do campo de batalha pois pode transpôr com maior facilidade vários tipos de obstáculos e tem uma menor probabilidade de ficar atascado.
O veículo adquirido pelo Museu do Caramulo foi uma unidade que ficou em solo europeu depois do final da Segunda Guerra Mundial e foi agora comprado na Holanda onde se encontrava. Para o director do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia, “o Autocar M3 Half Track será uma grande atracção para os nossos visitantes, pois trata-se de um veículo com uma história incrível, que as pessoas só conhecem de filmes ou documentários e que agora poderão ver e conhecer ao vivo. Além disso, é também muito diferente dos automóveis que temos em exposição, tanto pelo percurso como pelo seu design e pela sua imponência.” Será no próximo Salão Motorclássico, que decorrerá nos dias 4 a 6 de Abril na FIL, em Lisboa que o Autocar vai ser oficialmente apresentado na exposição “Jeep Attack!”.
Portugal também contou no passado com veículos desta natureza ao seu serviço. Após a Segunda Guerra Mundial o Exército português recebeu muito material de origem norte-americana, entre os quais estava um lote de veículos White M3A1. Estes veículos blindados tiveram a designação de Auto Blindado de Transporte de Pessoal meia lagarta de 9 toneladas White M3A1 m/1952, correspondedo o 1952 ao ano em que entraram ao serviço das nossas forças armadas. Até há alguns anos atrás ainda existia um deste modelos exposto na agora extinta Escola Prática de Cavalaria de Santarém, mais concretamente no Museu Salgueiro Maia. Este museu possuía um espaço naquela unidade onde se encontravam várias viaturas militares que serviram no nosso Exército e que ainda “sobreviviam” pelo esforço, dedicação e preocupação do próprio Salgueiro Maia em manter a história das viaturas militares que serviram sob a nossa bandeira.