Hyundai desvenda novos motores e caixas de velocidades
Foi na sua conferência internacional dedicada aos grupos motopropulsores que o Grupo Hyundai deu a conhecer os seus planos para o futuro nesta matéria. Em destaque, a nova família Smart Stream de motores a combustão, que integra diversas tecnologias de vanguarda com o fito de ajudar o conglomerado coreano a alcançar os seus objectivos de longo prazo em matéria de emissões, bem como a garantia de desenvolvimento de novas unidades híbridas plug-in (PEHV), eléctricas e a fuel cells.
No que à tecnologia Smart Stream diz respeito, visa optimizar a actual gama de motores do grupo, através da redução das dimensões e do peso dos respectivos componentes, e da introdução de soluções avançadas de combustão, com o fito de incrementar em até 50% a sua eficiência térmica. Garantida está, já a chegada de dois novos motores de 1,6 litros a gasolina e Diesel, com a unidade de ciclo Otto 1.6 Turbo a materializar a primeira aplicação comercial do novo sistema de distribuição continuamente variável CVVD. Garantido está, igualmente, o lançamento de uma nova caixa de velocidades DCT de dupla embraiagem e oito relações.
Tendo em conta a sua convicção de que, pelo menos até 2025, os motores de combustão continuarão a ter uma forte presença no mercado, com os PHEV e os eléctricos a registarem um aumento da procura, o Grupo Hyundai prevê lançar, a nível global, 31 modelos de carácter mais ambientalista até 2020, ao passo que, até 2022, deverá estar já presente no mercado toda a gama da nova família Smart Stream, composta por dez motores a gasolina, seis motores a gasóleo e seis transmissões.
Ao mesmo tempo, irá aumentar, em número como em volume, a produção de motorizações PHEV, eléctricas e a fuel cells, objectivo que assenta em boa parte nos planos do fabricante sul-coreano para incrementar a capacidade das respectivas baterias: Garantido está, ainda, que o novo modelo a fuell cells do Grupo Hyundai terá uma autonomia de 800 quilómetros, uma potência de 163 cv e a maior densidade de armazenamento do hidrogénio do mercado.