Citroen C5 CrossTourer também em Genebra
[doptg id=”243″]
A Citroën também elegeu o Salão de Genebra para a primeira aparição pública da sua mais recente ciração: a variante CrossTourer da conhecida carrinha da gama C5. Combinando a vocação familiar de uma break com a versatilidade de um crossover, a derivação mais radical da C5 Break recebeu diversas alterações estéticas e mecânicas face ao modelo que lhe serve de base, destinadas a conferir-lhe uma veia mais aventureira.
É no exterior que se encontram as principais diferenças entre a C5 CrossTourer e modelo “normal”: protecções adicionais da carroçaria; barras a todo o comprimento do tejadilho em cinza mate, a mesma cor adoptada pelas jantes de 18″ de desenho exclusivo; caixas dos retrovisores exteriores com acabamento cromado; protecções inferiores da carroçaria em alumínio escovado em ambos os pára-choques – tudo isto contribui para uma imagem mais off-road.
Para que as aventuras fora de estrada sejam possíveis, a suspensão é 15 mm mais elevada do que nas restantes versões do C5, sendo que nas versões equipadas com a suspensão Hidractiva III+ só é possível usufruir desta capacidade até aos 70 km/h. Disponível com todas as motorizações, à excepção das versões de entrada 1.6 HDi de 115 cv com caixa mnual e e-HDi Airdream, a opcional suspensão Hidractive III+ permite ainda aumentar a altura ao solo a baixa velocidade: mais 4 cm até aos 40 km/h; e mais 6 cm desde que abaixo dos 10 km/h. Do lote de argumentos que visam aumentar o desempenho fora de estrada faz ainda parte o controlo de tracção “intekigente”.
À venda em Portugal em Junho, nos níveis de acabamento Millenium e Exclusive, a nova C5 CrossTourer é proposta com uma gama de motores Diesel cujas potências vão dos 115 cv aos 200 cv, fazendo parte do seu equipamento de série elementos como o sistema de navegação, a câmara de estacionamento traseira ou os bancos em couro, com regulação eléctrica do apoio lombar e massagem para o condutor.