Renault Grand Scénic Hybrid Assist estreia solução híbrida Diesel
Nova abordagem da Renault à “electrficação” da sua gama, com a introdução no mercado da sua primeira solução híbrida, denominada Hybrid Assist. O modelo eleito para a estrear foi o Grand Scénic, em que se combinam um motor eléctrico 13,5 cv de e duas baterias (uma de tracção, de 48 Volt, montada sob o piso traseiro; e a tradicional, de 12 Volt, instalada no local habitual), o conhecido motor turbodiesel 1.5 dCi de 100 cv e uma caixa manual de seis velocidades.
Segundo a Renault, a reduçãos dos consumos e emissões de CO2 pode chegar aos 10%, com o Grand Scénic Hybrid Assist a anunciar 3,6 l/100 km em ciclo combinado (4,0 l/100 km na versão apenas com motor a gasóleo), as emissões de CO2 a baixarem de 104 g/km para 94 g7km. Ao mesmo tempo, o fabricante gaulês garante que o binário máximo disponibilizado pelo grupo motopropulsor pode chegar aos 275 Nm, contra 260 Nm na variante com motor térmico.
Visualmente, e face à versão convencional, o Grand Scénic Hybrid Assist distingue-se somente por dois pormenores: a inscrição “Hybrid Assist” no portão traseiro, e o indicador de consumo e de regeneração de energia existente no painel de instrumentos, junto ao velocímetro. Por outro lsdo, por ser proposto apenas com o nível de equipamento Intense, o equipamento de série inclui elementos como pintura bitonal; jantes de 20”; luzes por LED dianteiras e traseiras; acesso e arranque sem chave; bancos traseiros rebatíveis remotamente (através do ecrã do sistema R-Link 2 ou dos comandos existentes na bagageira); consola central deslizante; e sistema Multi-Sense com quatro modos de condução (Normal, Eco, Confort e Personalizado).
No que aos auxiliares de condução diz respeito, referência para dispositivos como o alerta de colisão com travagem automática de emergência e deteccção de peões; o assistente à manutenção na faixa de rodagem; o cruise control adaptativo; o sistema de leitura de sinais de trânsito: o alerta de fadiga do condutor; o sistema de monitorização do ângulo morto; a câmara de marcha-atrás com ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist; e o assistente de máximos. Por tudo isto, o novo Grand Scénic Hybrid Assist exige o dispêndio de €34 900, neste valor se incluindo, também, a garantia de cinco anos, sendo ainda de referir que, quando equipado com Via Verde, o modelo é classificado como Classe 1 nas portagens nacionais.