Lotus 3-Eleven 430 é o mais potente de sempre. Mas só há vinte…
O Lotus 3-Eleven 30 é fácil de resumir: trata-se da máquina mais extrema alguma vez construída pela marca fundada por Colin Chapman, e o modelo de produção mais veloz da sua história longa de 70 anos – tendo retirado 2,0 segundos ao melhor tempo obtido pelo anterior 3-Eleven na pista da Lotus em Hethel. Animado por um motor 3.5-V6 com dupla sobrealimentação (turbocompressor e compressor volumétrico), combinado com uma caixa manual de seis velocidades e capaz de oferecer 430 cv e 440 Nm, cumpre os 0-100 km/h em 3,2 segundos e atinge os 290 km/h de velocidade máxima.
A sua concepção visa proporcionar aos verdadeiros entusiastas da condução desportivas a mais pura das experiências, algo já indiciado pela sua nomenclatura, já que a designação Eleven tem sido historicamente utilizada pela Lotus para identificar os seus modelos que estabelecem a ligação mais directa entre um carro de competição e um desportivo autorizado a circular na via pública. A carroçaria totalmente em fibra de carbono (elemento visível em algumas das suas secções) e o châssis composto por perfis de alumínio extrudido colados garantem-lhe um peso de somente 920 kg (menos 5 kg do que o seu antecessor), o que se traduz numa relação peso/potência de apenas 2,14 kg/cv.
A aerodinâmica também foi optimizada, por forma a aumentar a downforce em 44 kg à velocidade máxima, para 265 kg, nomeadamente através da montagem da asa traseira com novos perfis numa posição 50 mm mais elevada, do splitter e do spoiler dianteiros mais longos, do fundo plano. Para um desempenho dinâmico de excepcção, patente na capacidade do 3-Eleven 430 atingir acelerações latareias em curva de até 1,5 g, contribuirão ainda o diferencial autoblocante do tipo Torsen; os amortecedores Öhlins DFV reguláveis; as barras estabilizadoras Eibach também ajustáveis; o controlo de tracção com seis posições (1%; 3%; 6%; 12% e totalmente desligável); os pneus Michelin Cup 2 (de medida 225/40ZR18 na frente, e 275/35ZR19 atrás); os travões com pinças AP de quatro pistões e discos JHook com 332 mm de diâmetro; ou as ultraleves jantes em alumínio forjado, lintadas de preto mate ou brilhante.
Com produção limitada a não mais do que vinte exemplares, o novo Lotus 3-Eleven 430 está já disponível para encomenda, custando, no Reino Unido, qualquer coisa como 115 mil euros.