Range Rover SV Coupé: só para 999 e desde €361 000
Como prometido pela Land Rover, já foi revelado em Genebra o novíssimo Range Rover SV Coupé, tido como o primeiro SUV coupé de luxo de grandes dimensões do mercado. Também pode ser considerado como uma edição limitada de uma versão de duas portas, com vidros sem moldura, do tradicional Range Rover, ainda que todos os painéis de carroçaria sejam novos, à exceção do capot e da secção inferior da bagageira.
Esteticamente, este é um daqueles casos em que as imagens falarão melhor por si do que quaisquer palavras. Ainda assim, destaquem-se alguns atributos não propriamente detectáveis a olho nu, como as dimensões exteriores (5013 mm de comprimento, 2073 mm de largura e 1794 mm de altura), ou o facto de ser este o primeiro Range Rover a poder montar (em opção) jantes de 23”, e a propor um novo acabamento metálico “líquido” para a pintura exterior, denominado Liquesence.
O interior também aspira a estabelecer novos patamares em termos de requinte, da nobreza dos materiais utilizado e da qualidade dos acabamentos artesanais. Neste particular, menção para os bancos revestidos a couro semi-anilina com um exclusivo acabamento em padrão de diamante, a disponibilização de quatro acabamentos distintos para a secção frontal e traseira do habitáculo, ou no mesmo tom, podendo estes ser complementados por três diferentes tipos de madeiras.
Mecanicamente, o Range Rover SV Coupé recorre ao motor 5.0-V8 Supercharged com 565 CV e 700 Nm, anunciando não mais do que 5,3 segundos nos 0-100 km/h e 266 km/h de velocidade máxima. o que dele faz o modelo mais veloz de sempre da Range Rover. Naturalmente que o desempenho dinâmico em asfalto foi uma das principais preocupações do construtor britânico, com a suspensão pneumática a ser reafinada e rebaixada 8 mm, no sentido de garantir a máxima eficácia, mas sem perder de vista um conforto de marcha de referência. Apesar disso, o modelo não abdica de capacidades para evoluir fora de estrada digna de um range Rover, para isso contando com tracção integral permanente, diferencial traseiro activo, “redutoras”, sistema Terrain Response 2 e características TT bastante favoráveis: ângulo de ataque de 31°, de saída de 25° e ventral de 26,5°; passagem a vau de 900 mm.
A produzir numa edição limitada a 999 exemplares para todo o mundo, e sendo montado à mão no Centro Técnico da SVO (Special Vehicles Operations, a divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover), o Range Rover SV Coupé estará disponível a partir de €361 422. Cada unidade é concebida e fabricada à medida do seu cliente, em função das opções por este eleitas entre as mais de cem cores de carroçaria distintas, dos diversos acabamentos exteriores especiais ou dos inúmeros acabamentos interiores, incluindo os que recorre a metais semi-preciosos.