VW I.D. Vizzion: novo topo de gama eléctrico para 2022
A VW continua a apostar (muito) forte nos eléctricos, e revelou já o I.D. Vizzion, um topo de gama com cerca de cinco metros de comprimento, que pretende redefinir por completo o conceito do segmento em que se insere. Animado por dois motores eléctricos, com uma potência combinada de 305 cv, e que lhe garantem também a tracção integral, promete até 665 quilómetros de autonomia e tem lançamento agendado já para 2002.
Pelo menos na sua versão mais “convencional”, aquela que, nessa data, poderá ser introduzida no mercado. Isto porque o I.D. Vizzion é, também, um veículo autónomo que pode ser operado através de realidade aumentada, de controlos vocais e gestuais e de realidade mista, além de contar com um “inevitável” assistente virtual. Prevendo a VW que a função de condução totalmente autónoma possa ser introduzida em 2025, e a realidade aumentada em 2030.
O interior, esse, ao estilo de um lounge, promete um nível de habitabilidade que vai muito para além do que é habitual em veículos deste segmento, oferecendo quatro lugares, acedendo-se aos traseiros através de portas de abertura invertida. Ainda antes do lançamento do I.D. Vizzion, e por forma a alcançar o seu objetivo de vender anualmente cerca de um milhão de automóveis a partir de 2025, a VW tem já previsto o lançamento de mais três eléctricos: o compacto I.D. e o SUV compacto I.D. Crozz em 2020, seguido do I.D. Buzz, para sete passageiros, em 2022.