Susie Wolff vai entrar oficialmente na Fórmula 1
Ao fim de duas décadas, a piloto escocesa Susie Wolff vai ser a primeira mulher a sentar-se aos comandos de um Fórmula 1 e a participar em duas sessões de testes oficiais no início da temporada deste ano. A última piloto a fazer parte oficialmente do “circo” da Fórmula 1 havia sido Giovanna Amati, uma piloto italiana que correu pela Brabham em 1992, mas que nunca conseguiu qualificar o carro para a grelha de partida. A sua fraca prestação foi um resultado natural pois a Brabham estava mais preocupada com a publicidade que advinha de ter uma mulher ao volante do que em preparar a piloto para o desafio da Fórmula 1.
Agora mais de duas décadas depois é Susie Wolff que irá entrar oficialmente na modalidade raínha do automobilismo mundial. A piloto escocesa de 31 anos já é piloto de testes da Williams há dois anos e tem feito um trabalho importante no desenvolvimento dos Williams FW34, FW35 e agora no novo FW36. Esse trabalho tem demonstrado as suas capacidades e a equipa recompensou-a com este “alargamento de funções”. Pat Simons, o director técnico da Williams considera que “Susie tornou-se num elemento muito valioso no nosso conjunto de pilotos e vamos vê-la assumir mais responsabilidades à medida que continuamos em busca de melhores prestações. Ela demonstra um talento natural para desenvolver os carros, dando um feedback muito concreto à equipa técnica e estas características vão ser decisivas na época deste ano na forma como a equipa está a assimilar e a tentar desenvolver o carro, considerando as mudanças exigidas para 2014”.
Já a própria Susie Wolff mostra-se “muito grata pelo apoio e confiança que a Williams depositou em mim e 2014 prepara-se para ser um marco importante na minha carreira. À medida que fui dando provas do meu valor na equipa, as responsabilidades têm vindo a aumentar gradualmente, culminando na oportunidade que tive de testar o carro em Silverstone e no ano passado quando testámos a aerodinâmica em recta. Agora, poder pilotar o carro em duas sessões de testes oficiais para um grande prémio, às quais se junta ainda mais um dia completo de testes nesta temporada, vai ser um passo muito importante e estou ansiosa para me sentar ao volante do FW36 num fim-de-semana de corrida”.
Antes de se juntar à Williams, Susie Wolff já havia competido durante sete épocas no DTM e já foi por duas vezes nomeada para o prestigiado prémio BRDC para o Jovem Piloto do Ano. Até 2011, os seus carros tinham o seu nome de solteira indicado na lateral: Stoddart, mas depois de nesse ano ter casado com Toto Wolff, empresário e accionista da Williams, Susie passou a ter o sobrenome do marido: Wolff e na história da Fórmula 1 ela é apenas a sexta piloto feminina a marcar presença no “grande circo”.