Molot, a moto que trava sozinha
A empresa russa Chak Motors dedica-se ao fabrico e transformação de motos em modelos de luxo exclusivistas, mas lançou-se num novo desafio, criando a Molot 2015, uma moto que trava sozinha e que consideram a mais segura do mundo. Na realidade automóvel já existem algumas soluções tecnológicas que auxiliam o condutor em situações de embate eminente, alertando quem vai ao volante e chegando mesmo a accionar os travões, caso o sistema não detecte nenhuma reacção por parte de quem vai ao volante.
Esse tipo de soluções podem agora chegar ao mundo das duas rodas e os russos da Chak Motors preparam-se para no final do ano lançar aquela que consideram como a moto mais segura do mundo, a Molot 2015. Recorrendo a um sistema de radar, a moto detecta quando outros veículos estão demasiado perto e alerta o condutor. Numa primeira fase através de uma luz no painel de instrumentos, depois gerando uma vibração nos punhos que vai aumentando com a proximidade do obstáculo até que, numa última fase, acciona mesmo os travões da moto.
Segundo a empresa de S. Petersburgo, o facto da Molot estar equipada com ABS permite ao motociclista manter o controlo da moto. Muito baseada na Honda Fireblade de 2013 a Molot 2015 ainda possui um outro sistema que utilizando um girscópio, detecta vibrações ou inclinações anormais na moto que indiciem que o motociclista entrou numa situação de descontrolo e imediatamente desliga o acelerador.
Só o futuro dirá se este tipo de soluções são efectivamente seguras e práticas, ou se apenas vêm complicar ainda mais o equilíbrio já muitas vezes frágil entre homem e máquina.No entanto, é sempre salutar qualquer esforço em prol da segurança de quem anda de moto.
[signoff2]