Opel Astra OPC em versão Extreme
[doptg id=”268″]
A Opel revelou mais um modelo a apresentar no decorrer do Salão de Genebra. Trata-se de um automóvel de elevadas prestações, com ADN oriundo da competição, tendo mesmo sido desenvolvido na pista que, para muitos, é a mais exigente do mundo: o mítico circuito norte de Nürburgring.
Para alcançar a máxima performance, o novo Opel Astra OPC Extreme estará equipado com um motor 2.0 Turbo capaz de debitar mais de 300 cv de potência e integra várias características do seu “irmão” de competição (do campeonato Opel Astra OPC Cup), como o recurso à fibra de carbono em vários componentes, o deflector e o difusor traseiros, o spoiler dianteiro, o capot e a cobertura do motor, tejadilho, as barras de suspensão, as jantes e as condutas de ar para os travões traseiros. A utilização deste materiais leves e, simultaneamente, resistentes contribui em muito para um aumento das performances e da dinâmica do veiculo. Exemplos são a diminuição de 20 kg do peso total devido somente à utilização destes materiais nas jantes de 19″; o tejadilho de fibra de carbono, que pesa apenas 2,6 kg (9,7 kg na versão normal); ou os guarda lamas em alumínio.
O sistema de travagem Brembo possui pinças de seis pistões e discos de 370 mm de diâmetro à frente. Novidade é ainda a suspensão – molas e amortecedores -, que nesta versão são reguláveis, como num automóvel de competição.
No habitáculo as coisas também serão bastante diferentes, sendo que no lugar dos bancos traseiros está um arco de segurança. Os bancos convencionais terão sido substituídos por bacquets Recaro específicas e contam com cintos de segurança de seis apoios da Schroth. O volante é reforçado a carbono e forrado a camurça.
Existem ainda vários apêndices aerodinâmicos espalhos pela carroçaria e aplicações com a assinatura Opel Motorsport nas embaladeiras e no spoiler dianteiro. O Opel Astra OPC Extreme não tem prevista a passagem à produção em série, ficando dependente a produção de uma série limitada da reação do público.