CompararComparando ...

Audi PB18 e-tron: desportivo eléctrico do futuro apresentado

Artigo
Audi PB18 e-tron: desportivo eléctrico do futuro apresentado

Como prometido, a Audi revelou em Pebble Beach o PB18 e-tron, o seu mais recente protótipo, que pretende constituir uma antevisão do que será o desportivo eléctrico do futuro. Numa perspectiva verdadeira, e assumidamente, radical, em que as linhas foram criada pelo novo estúdio de design da marca instalado em Malibu, e inspiradas pela máxima eficácia no túnel de vento e no desempenho em pista; e a mecânica desenvolvida pela sua divisão desportiva, a Audi Sport, tirando partido da sua experiência de muitos anos de vitórias em competições como as 24 Horas de Le Mans, nomeadamente com o R18 e-tron da classe LMP1.

O PB18 e-tron assume ainda o seu parentesco com o Aicon, o protótipo que a Audi reveleou em 2017, com este partilhando elementos como a configuração das janelas laterais, os guarda-lamas extremamente alargados ou as baterias com electrólitos sólidos para armazenar a energia destinada a alimentar a motorização eléctrica. Ainda assim, o destino de ambas é totalmente distinto, com o primeiro a posicionar-se como um automóvel de luxo de condução totalmente autónoma, vocacionado para as longas viagens, e o mais recente como uma máquina destinada, preferencialmente, a uma utilização em circuito, mesmo que sendo capaz de transportar o condutor e um passageiro.

Um dos elementos mais interessantes do PB18 e-tron é a sua capacidade para colocar o condutor em posição central, quando este é o seu único ocupante, como se fora num monolugar, graças a uma monocoque deslizante e ao banco do passageiro integrado no piso, mas, ainda assim, dotado de um cinto com três pontos de fixação. Também inspirada na competição é a colocação central da “mecânica” (não propriamente o motor, mas o pack de baterias), o que garante que o centro de gravidade está situado atrás do cockpit e à frente do eixo traseiro, assim beneficiando o desempenho dinâmico – o mesmo se aplicando aos elementos aerodinâmicos activos, como o difusor traseiro e o deflector posterior.

Com 4,53 m de comprimento, 2,0 m de largura, 1,15 m de altura e uma distância entre eixos de 2,7 m, o PB18 e-tron é, não só, deveras compacto, como o recurso a uma estrutura em alumínio, fibra de carbono e materiais multicompósitos permite-lhe registar um peso de não mais do que 1550 kg. A bagageira oferece uns inabituais 470 litros de capacidade; a suspensão herda diversos elementos utilizados no R18 e-tron quattro, como sejam os sistemas push-rod no eixo dianteiro, e pull-rod no eixo traseiro, em ambos os casos com amortecedores activos; as jantes de 22” e desenho assimétrico são revestidas pro pneus de medida 275/35 na frente, e 315/30 atrás, sendo através das mesmas possível observar os enormes discos de travão em carbono de 19”.

A animar o PB18 e-tron estão três motores eléctricos, um destinado a animar o eixo dianteiro, os restantes dois actuando directamente sobre cada uma das rodas posteriores, às quais estão ligados através de semi-eixos, assim se garantindo a tracção integral quattro. Com uma entrega de potência de 205 cv ao eixo dianteiro, e de 475 cv ao eixo traseiro, o modelo anuncia uma potência de combinada de 680 cv, que temporariamente pode chegar a um máximo de 775 cv mediante a função boost, sendo  o binário máximo combinado de 830 Nm, e os 0-100 km/h cumpridos em pouco mais de 2,0 segundos.

Já as baterias sólidas, com refrigeração líquida, possuem 95 kWh de capacidade, e garantem uma autonomia máxima de 500 km no ciclo WLTP. Podem, até, ser recarregadas tanto por indução, como a 800 Volt, sendo que, neste caso, uma recarga total demora somente cerca 15 minutos.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon