CompararComparando ...

Aurus Senat: russos desafiam Rolls-Royce e Bentley. Putin já aderiu

Artigo
Aurus Senat: russos desafiam Rolls-Royce e Bentley. Putin já aderiu

Foi revelado no Salão de Moscovo o Aurus Senat, versão “civil” do modelo utilizado, desde Maio último, nas suas deslocações oficiais, pelo presidente russo, Vladimir Putin. Este putativo rival das mais prestigiadas propostas de marcas como a Rolls-Royce ou a Bentley foi desenvolvido pelo centenário NAMI, o centro de pesquisa da Federação Russa, e deverá servir de base também para desenvolver um SUV de luxo.

Detida em 75% pela NAMI, cabendo os restantes 25% ao fabricante russo Sollers, por seu turno parceiro da Ford, a Aurus irá propor o Senat em duas versões de châssis, a mais “ligeira” com 5630 mm de comprimento e 3300 mm de distância entre eixos, a mais longa com 6630 mm de comprimento e 4300 mm de distância entre eixos – bem maior do que o imponente Rolls-Royce Phantom EWB, de chassis longo, com os seus 5982 mm de comprimento e 3772 mm entre eixos. Aliás, este foco no modelo britânico está patente também nas linhas exteriores, que não deixam de evocar algumas das criações mais recentes da casa do Spirit of Ecstasy.

Naturalmente que um dos principais atributos o Senat será o seu interior, onde imperam o luxo e materiais como a pele genuína, os revestimentos em madeira e as aplicações metálicas – não esquecendo o painel de instrumentos totalmente digital e o enorme ecrã do sistema de infoentretenimento. Na secção traseira do habitáculo, destaque para os bancos reclináveis, com mesas rebatíveis instaladas nas costas dos bancos dianteiros, e para oi frigorífico equipado com copos de cristal.

Segundo a Aurus, o Senat poderá ser animado por dois tipos de motor, sempre em conjugação com um sistema de tracção integral permanente. A versão de acesso recorre a um 4.4-V8 concebido pela própria marca russa, combinado com um motor eléctrico e coadjuvado por uma caixa automática de nove velocidades, capaz de disponibilizar 590 cv e de permitir ao modelo cumprir os 0-100 km/h em menos de 6,0 segundos. Já a variante mais dotada monta um 6.6-V12 com 848 cv.

À venda na Rússia no início do próximo ano, o Senat começará por ser produzido a uma cadência de 150 exemplares/ano, e tem por objectivo, segundo o seu construtor, chegar também aos mercados de exportação – primeiramente à Europa, onde já terá homologação, seguindo-se-lhe a Ásia e o Médio Oriente e, por fim, os EUA. Os preços ainda não foram anunciados, mas o ministro russo da Indústria e do Comércio terá garantido que os mesmos ficarão, pelo menos, 20% abaixo dos praticados pelos seus rivais directos da Rolls-Royce e da Bentley.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
50%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
50%
Sobre o autor
zyrgon