Seat Tarraco: novo topo de gama chega no início de 2019
Já foi oficialmente revelado o Tarraco, o SUV de maior porte da Seat que passa a ser, também, o novo modelo de topo da sua oferta. Baptizado com o nome de uma cidade mediterrânica de Tarragona, escolhido pelo voto popular de mais de 140 000 adeptos da marca, será produzido pela VW em Wolfsburg, e inclui, já, alguns indicadores da nova linguagem de design que a casa espanhola aplicará nos seus futuros modelos – em concreto, a grelha mais proeminente, e os ópticas dianteiras integralmente por LED, que mantêm a habitual assinatura triangular, mas estão mais integrados na carroçaria (sendo de destacar que, de série, toda a iluminação do modelo, exterior como interior, é por LED, em qualquer dos dois níveis de equipamento disponíveis, Style e Xcellence).
Com 4735 mm de comprimento e 1658 mm de altura, o amplo interior promete ser outros dos trunfos do Tarraco, até pela sua capacidade para oferecer versões de cinco ou sete lugares. Merecendo ainda aqui destaque o painel de instrumentos totalmente digital, com ecrã de 10,25’’, e o sistema de infoentretenimento com ecrã de 8”.
Assente na plataforma MBQ-A de distância entre eixos longa, que serve de base também ao Skoda Kodiaq, por exemplo,o Tarraco recorre ao sistema de amortecimento pilotado DCC (Dynamic Chassis Control) para garantir tanto um comportamento de nível superior em condução desportiva, como um superior confortável de marcha em viagem. A segurança é outro atributo a ter em conta, com o novo SUV espanhol a oferecer, de série, o assistente à manutenção na faixa de rodagem e alerta de colisão com reconhecimento de peões e de bicicletas, sendo opcionais a monitorização do ângulo morto, o sistema de leitura de sinais de trânsito, o assistente de engarrafanebtom o cruise control adaptativo, o assistente de máximos e a travagem autónoma de emergência. Do seu leque de argumentos, neste particular, fazem ainda parte a chamada de emergência, o assistente de pré-colisão e o detector de capotamento.
Já a família de motores é, na fase de lançamento, composta por quatro unidades, todas com injecção direta, sobrealimentação e sistema start-stop. A oferta a gasolina inclui o 1.5 TSI de 150 cv (com caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira) e o 2.0 TSI de 190 cv (com tracção integral 4Drive e caixa pilotada DSG7 de dupla embraiagem e sete relações; as opções a gasóleo são protagonizadas pelo 2.0 TDI de 150 cv (caixa manual de seis velocidade e tracção dianteira, ou caixa DSG7 e tracção total 4Drive) e pelo 2.0 TDI de 190 cv (tracção integral 4Drive e caixa DSG7)
Disponível para encomenda a partir de Dezembro, o novo Tarraco começará a chegar ao mercado no início do próximo ano. Para uma fase posterior de comercialização, está já prometida a introdução de “sistemas de propulsão com tecnologia alternativa”, leia-se, versões electrificadas.