CompararComparando ...

Toyota Prius renovado. Agora com tracção integral… híbrida e eléctrica!

Artigo
Toyota Prius renovado. Agora com tracção integral… híbrida e eléctrica!

A Toyota levou ao Salão de Los Angeles a mais recente evolução do Prius, modelo que se apresenta agora com diversas melhorias, tanto ao nível do estilo como tecnológicas, e que fará à sua estreia europeia no Salão de Bruxelas, já em Janeiro do próximo ano. Esta renovação da quarta geração do híbrido mais popular do planeta não deixou de incidir sobre as linhas exteriores, retocadas graças às novas ópticas, com novos LED e maior capacidade de iluminação; ao pára-choques dianteiro mais elevado; e aos novos farolins horizontais traseiros – passando, ainda a estar disponíveis duas novas cores (azul Breeze e vermelho Emotional II), novas jantes em liga de 17”, e jantes de 15” com um novo contraste em cinzento escuro.

O habitáculo viu a sua ergonomia melhorada por via de uma nova disposição da consola central e de alguns comandos no painel de instrumentos. Há ainda a ter em conta os novos tecidos de revestimento dos bancos; o aumento da área de carregamento por indução, para albergar smartphones de maiores dimensões; o sistema de navegação melhorado, graças às indicações projectadas no pára-brisas pelo head-up display; e o sistema de infoentretenimento Toyota Touch 2 com um ecrã táctil com superior capacidade de resposta, por forma a poder ser operado como se de um tablet se tratasse.

Ainda assim, é no capítulo mecânico que a Toyota introduziu as novidades mais substantivas no renovado Prius, até por ser este o primeiro modelo da marca a recorrer ao Hybrid AWD-i, um novo sistema de tração integral inteligente, que faz uso de um motor eléctrico de elevado binário para transmitir tracção ao eixo traseiro sempre que necessário. Projectada para ligar automaticamente no arranque, a velocidades até 10 km/h, e a velocidades entre 10-70 km/h quando os sensores detectam condições de baixa aderência (neve, chuva e onde as estradas se apresentem escorregadias), esta unidade eléctrica compacta e leve dispensa o diferencial central ou um veio de transmissão entre os eixo dianteiro e traseiro, implicando de forma mínima com a capacidade da mala e garantindo a marca nipónica ter impacto diminuto na economia de combustível.

Quanto às baterias, o Prius Hybrid AWD-i conta com um novo e compacto acumulador de hidretos metálicos de níquel, desenvolvido especialmente para enfrentar com competência os climas frios. Já o Prius de tracção dianteira recorrer a uma nova bateria híbrida de iões de lítio, cuja capacidade, tal como a da sua homóloga da versão de tracção total, não foi ainda revelada.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon