Novo Audi SQ2 com 300 cv oficialmente revelado
A Audi acaba de anunciar o lançamento do novo SQ2, a versão mais extrema de sempre do seu SUV mais acessível. A carroçaria recebeu o tratamento habitualmente aplicado às criações da divisão desportiva da marca dos quatro anéis, que se traduz uma aparência bastante mais agressiva e musculada, garantida por elementos como as oito barras verticais que dividem a sobredimensionada grelha Singleframe; o splitter dianteiro, que une as também imponentes tomadas de ar frontais; a iluminação totalmente por LED; com “piscas” dinâmicos atrás; as caixas de espelhos com acabamento a imitar alumínio; o deflector montado no topo do portão traseiro; os as quatro ponteiras de escape inseridas no difusor posterior.
De série, as jantes são de 18”, revestidas por pneus de medida 235/45, estando em opção disponíveis jantes de 19” com pneus 235/40. Estas últimas estão incluídas num dos dois pacotes opcionais propostos pela casa de Ingolstadt para aprimorar o design desportivo do SQ2, o Pacote Exterior, que inclui as caixas dos espelhos, a lâmina no pilar traseiro e as ponteiras de escape pintadas de preto. Já do Pacote Black Styling fazem parte as grelas das tomadas de ar e o difusor traseiro com acabamento preto brilhante.
Ainda assim, e como seria de esperar, é a mecânica o que realmente faz a diferença no novo SQ2. Sob o capot está o motor 2.0 TFSI com 300 cv de potência, e um binário máximo de 400 nm, constante entre as 2000-5200 rpm, combinado com a caixa pilotada S tronic de dupla embraiagem e sete velocidades, e capaz de permitir ao modelo cumprir os 0-100 km/h em escassos 4,8 segundos, estando a velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h.
“Obrigatório” num Audi que recebe a designação S, o sistema de tracção integral quattro, actuado através de uma embraiagem multidiscos, capaz de, em milésimos de segundo, transferir até 100% do binário para o eixo traseiro sempre que as rodas dianteiras perdem motricidade. Ao mesmo tempo, a suspensão foi rebaixada 20 mm e conta com uma afinação mais desportiva; a direção é mais directa do que nos restantes Q2; e o sistema de travagem conta com discos com 340 mm de diâmetro na frente, e 310 mm atrás (com pinças pintadas de preto de série, ou de vermelho em opção).
No interior, os principais destaques vão para os bancos desportivos (de série revestidos a pele e tecido, em opção em pele e Alcantara ou totalmente em pele Nappa), para o volante desportivo multifunções (com patilhas de comando da caixa em opção), para as inserções decorativas em alumínio escovado mate no painel de instrumentos, para a pedaleira em aço, para as soleiras das portas iluminadas e com o logótipo S e para os ecrãs de acolhimento específicos do painel de instrumento totalmente digital Audi virtual cockpit e do sistema de infoentretenimento MMI. Dignos de menção são, ainda, as costuras contrastantes em vermelho e cinzento, e opções como os anéis interiores das saídas de ventulação em vermelho, ou o volante de base plana com patilhas de comando da caixa.