Renovado BMW Série 7 revelado na China
Responsável por 40% das vendas do seu topo de gama, foi na China que a BMW decidiu revelar, em estreia mundial, o renovado Série 7. Mais uma vez, o modelo será proposto em duas versões de carroçaria, a “normal” com 5120 mm de comprimento, 1902 mm de largura e 1467 mm de altura, a longa com mais 140 mm entre eixos, 5260 mm de comprimento e 1479 mm de altura.
O design exterior foi profusamente actualizado, incluindo, na frente, ópticas dianteiras de novo desenho, mais esguias (por LED de série, por laser em opção); o emblema da BMW de maiores dimensões; o capot de novo desenho, com vincos mais pronunciados; a grelha redesenhada e 40% maior; e um novo pára-choques, com rebordos cromados. Na traseira, menção para os novos farolins por LED mais afilados, com 35 mm de altura e unidos por tira de LED acompanhada por uma barra cromada no topo, e para as ponteiras de escape mais largas. Já de perfil, destacam-se os novos guarda-lamas dianteiros, com tomadas de ar verticais, e as jantes e novo desenho,
Para incrementar o conforto acústico, as janelas passam a dispor de vidro laminado com 5,1 mm. Passando as principais novidades no habitáculo pelo novo volante, com novos comandos para os sistemas de assistência à condução; pela inclusão, de série, do sistema BMW Live Cockpit Professional, com navegação, painel de instrumentos digital de 12,3”; ecrã táctil de 10,25” com novo grafismo e a mais recente geração do sistema operativo; pelos revestimentos em pele exclusivos; pelas novas aplicações em madeira; pela iluminação ambiente configurável; e pelo sistema de carregamento por indução para smartphones. Para a lista de opções foram relegados o novo sistema de som Bowers & Wilkins 3D e o sistema de entretenimento traseiro com dois ecrãs tácteis de 10”.
Quanto à gama de motores, inclui opções a gasolina, Diesel e híbrida plug-in, e unidades de seis, oito e doze cilindros. No topo da gama está a versão M760Li xDrive, com tracção integral e animada pelo 6.6-V12 com filtro de partículas e 585 cv; enquanto que os 750 ixDrive e 750Li xDrive recorrem a um 4.4-V8 de nova concepção, que viu a sua potência aumentar 80 cv, para 530 cv.
Já as variantes híbridas plug-in 745e, 745Le e 745 Le xDrive recebem um grupo motopropulsor que combina um seis cilindros em linha especialmente adaptado a esta função com um motor elétrico e uma mais evoluída bateria de alta voltagem. No modo Sport, a potência combinada é de 394 cv, para um consume médio de 2,1 l/100 nas versões de tracção traseira, e 2,6 l/100 km na de tracção total, com a autonomia anunciada no modo 100% eléctrico a variar entre 50-58 km.
O novo Série 7 será, ainda, proposto em três variantes a gasóleo, animadas por outras tantas declinações do motor turbodiesel de seis cilidndros em linhas e 3,0 litros. Com quatro turbocompressores nos 750d xDrive e 750Ld xDrive, oferece 400 cv; nos 740d xDrive e 740Ld xDrive disponibiliza 320 cv; e nos 730d, 730Ld, 730d xDrive e 730Ld xDrive debita 265 cv.
No que às ligações ao solo diz respeito, o novo BMW Série 7 oferece, de série, a suspensão com amortecimento pneumático adaptativo, sendo opcionais a direcção activa integral e o sistema de barras estabilizadoras activas. Uma solução que não está disponível nas versões híbridas, as quais, tal como a variante de topo, com motor V12, contam com uma afinação de châssis específica.