Maserati comemora 100 anos com o Alfieri
[doptg id=”277″]
Depois de já ter anunciado a versão especial Ermenegildo Zegna do Quattroporte como um dos atractivos para o Salão de Genebra, a Maserati revelou agora a segunda “vedeta do seu espaço, o protótipo Alfieri. Estas duas estrelas foram apresentadas como modelos criados para comemorar os 100 anos da marca transalpina, mas foi o Alfieri que mais expectativas gerou e estas não foram defraudadas com a sua revelação, pois as suas linhas são, de facto, arrebatadoras.
Baptizado com o nome de um dos mais relevantes irmãos Maserati, que fundaram a Officine Alfieri Maserati há um século atrás, este coupé 2+2 levanta o véu sobre o que poderá ser a inspiração estética para os próximos modelos da marca do tridente. Totalmente funcional, este protótipo foi criado por um grupo de jovens designers, sob a direcção de Marco Tencone e supervisionado por Lorenzo Ramaciotti, no Centro Stile da Maserati, em Turim. Utiliza a plataforma do Gran Turismo MC Stradale, mas a distância entre eixos é 24 mm mais curta e o comprimento total do Alfieri fica-se pelos 4590 mm. O motor é também o mesmo do Gran Turismo MC Stradale, o V8 atmosférico com 460cv de potência às 7000 rpm e 520 Nm de binário máximo às 4750 rpm, tendo acoplada uma caixa pilotada de seis velocidades. Conta também com discos de travão cerâmicos e as pinças Brembo são pintadas de azul.
O interior apresenta um desenho futurista, envolvente e desportivo, mas ainda assim minimalista, destacando-se o painel de instrumentos suspenso, inspirado no Maserati 5000GT, e a escolha dos materiais utilizados, como o alumínio, adornado com discretas aplicações em tons de cobre. A Maserati consegue assim apresentar um coupé que cativa o olhar, e que se for a base estética de futuros modelos da marca, então, a espera para ver as novas criações da marca de Bolonha valerá a pena. Não menos relevante, tudo indica que este estudo dará em breve origem a um modelo de produção em série de vocação eminentemente desportiva, provando que a Maserati não está orientada apenas para as berlinas de luxo de altas prestações, como o são as suas criações mais recentes – o Quattroporte da nova geração e o Ghibli.