Concept 508 Peugeot Sport Engineered: electrificado de alta performance
Dando cumprimento à promessa de electrificação da sua gama, a Peugeot vai revelar oficialmente, no Salão de Genebra, o Concept 508 Peugeot Sport Engineered, protótipo de uma versão do seu novo familiar médio que combina níveis de prestações únicos na marca com uma elevada eficiência de combustível. O desenvolvimento do modelo foi entregue à Peugeot Sport, a divisão desportiva da marca do leão, à semelhança do que já havia acontecido com o 208 HYbrid FE, de 2013, e o 308 R HYbrid Concept, de 2015.
O elemento central do Concept 508 Peugeot Sport Engineered é, naturalmente, o seu grupo motopropulsor híbrido plug-in, composto por um motor a gasolina PureTech de 200 cv, um motor eléctrico dianteiro de 100 cv e um motor eléctrico traseiro de 200 cv. O rendimento combinado andará em torno dos 400 cv e 500 Nm, a tracção é, obviamente, integral, e os números falam por si no que às performances diz respeito: 4,3 segundos nos 0-100 km/h; 12,5 segundos nos 0-400 m; 23,2 segundos no quilómetro de arranque; 2,5 segundos nos 80-120 km/h; 9,3 segundos nos 80-180 km/h; velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h.
Tudo isto, segundo o construtor francês, conjugado com emissões de CO2 de apenas 49 g/km já no ciclo WLTP. Para o que muito contribui a bateria com 11,8 kWh de capacidade, capaz de assegurar ao veículo uma autonomia de 50 km no modo totalmente eléctrico. Garantindo, ainda, a Peugeot que, no modo de condução Sport, a junção das potências térmica e eléctrica é efectiva até aos 190 km/h, o que também será decisivo para a obtenção de valores de consumo e emissões referenciais.
Para lidar com valores desta origem de grandeza, o châssis recebeu, como se esperaria, diversas modificações. O sistema de travagem por exemplo, passa a contar com discos dianteiros ventilados com 380 mm de diâmetro, montados numa estrutura de alumínio e actuados por pinças ficas de quatro pistões. A suspensão foi rebaixada, as leis do amortecimento foram redefinidas e as vias foram alargadas 24 mm na frente e 12 mm atrás. A isto há, ainda, que juntar uma direcção mais directa e precisa, assim como os pneus Michelin Pilot Sport 4S de medida 245/35R20.
Inevitável era, igualmente, que o Concept 508 Peugeot Sport Engineered incluísse diversas modificações exteriores e interiores, tanto funcionais como estéticas. A aerodinâmica foi aperfeiçoada recorrendo à tecnologia de impressão 3D, contando a grelha com lâminas flutuantes, ao passo que o pára-choques dianteiro é mais pronunciado e inclui duas sobredimensionadas tomadas de ar em forma de concha e a traseira, dispensando o tradicional deflector, recorrer a um novo difusor, mais eficaz.
Já no interior, o “incontornável” i-Cockpit destaca-se pelo seu volante de dimensões compactas, forrado a Alcantara e com inserções em fibra de carabono, e pela inclusão de um head-up display. Os bancos são novos, contam com uma estrutura confort-fit e são revestidos a pele e Alcantara; este último é o material que reveste, também, a face interior do tejadilho, os pilares da carroçaria, os painéis das portas e o comando da caixa de velocidades; sendo a consola central revestida a fibra de carbono.