Honda E Prototype: tracção traseira e mais de 200 km de autonomia
Numa estratégia de comunicação que está longe de ser inédita, a Honda vai revelando, como que a “conta gotas”, alguns dados relativamente ao E Prototype. O protótipo que será oficialmente apesentado na próxima semana, no Salão de Genebra, e antecipa o futuro citadino totalmente eléctrico da marca nipónica, a lançar ainda este ano.
Depois de libertar uma imagem da secção dianteira do veículo, e, em seguida, do interior, a Honda disponibiliza, agora, uma fotografia que já permite ver o E Prototype praticamente na íntegra, assim como alguma informação adicional. No capítulo estético, e como que confirmando que o seu desenvolvimento se centrou, essencialmente, na funcionalidade, o E Prototype exibe um design simples, mas muito personalizado, em que se destacam elementos como as ópticas dianteiras redondas (que lhe conferem um “rosto” quase humano); os pilares dianteiros praticamente alinhados com o pára-brisas, para melhor o desempenho aerodinâmico – o mesmo se aplicando aos puxadores das portas embutidos, e às câmaras compactas que substituem os tradicionais espelhos retrovisores exteriores.
Sem mais imagens que o confirmem, que não a anteriormente revelada do painel frontal, a Honda afirma que o habitáculo do E Prototype será espaçoso (sensação reforçada pelo piso plano na parte dianteira e traseira do habitáculo) e senhor de uma aparência moderna e minimalista, capaz de criar um ambiente descontraído – sendo a sensação de conforto ampliada pelo recurso a tecidos e outros materiais frequentemente encontrados nas casas contemporâneas. O painel de instrumentos horizontal duplo é personalizável, com as ajudas digitais de última geração a serem apresentadas ao lado dos diversos comandos do veículo, por forma a simplificar a utilização do sistema.
Os ecrãs que exibem as imagens da traseira, captadas pelo sistema de espelhos por câmaras, estão integrados de cada lado do tablier, em posição ergonómica. Existe, igualmente, uma câmara digital traseira destinada a ampliar o campo de visão do condutor.
Assente numa plataforma totalmente nova, específica para veículos elétricos, o E Prototype conta com dimensões muito compactas, em que se destacam a distância entre eixos relativamente longa, as vias largas e as projecções bastante curtas, por forma a garantir agilidade urbana e uma condução dinâmica. Ao mesmo tempo que o potente motor eléctrico (sobre o qual ainda não foram revelados quaisquer dados) e a tracção traseira serão capazes de assegurar uma experiência ao volante divertida e emotiva.
O E Prototype pretende, pois, constituir uma combinação de eficiência, desempenho e utilização ideal para ambiente urbano, para tal anunciando uma autonomia superior a 200 km, podendo a bateria ser recarregada em modo de carga rápida, o que lhe permite recuperar 80% da capacidade em 30 minutos. A tomada de carregamento que o permite foi montada ao centro do capot, facilitando o acesso de ambos os lados do veículo, com o indicador de LED visível através da respectiva tampa transparente a servir não só para informar do estado da carga da bateria, como para dar as boas vindas ao condutor.