Skoda Vision iV: SUV eléctrico com 306 cv e tracção integral
Já foi revelado na íntegra o protótipo Vision iV, o primeiro modelo da Skoda assenta na plataforma MEB, para veículos de propulsão exclusivamente eléctrica, do Grupo VW. Com 4665 mm de comprimento, 1926 mm de largura e 1613 mm de altura, este estudo de um novo SUV antevê a primeira proposta totalmente eléctrica da casa checa, desde já antecipando, também, o rumo que o construtor pretende seguir em termos de design.
Neste particular, referência para a faixa de luz que une as ópticas dianteiras por matriz de LED, para a linha de tejadilho ao estilo coupé e para os guarda-lamas alargados. Elementos mais característicos de um protótipo, as portas desprovidas de puxadores, que abrem automaticamente com apenas um toque, e as câmaras que projectam no espelho retrovisor interior imagens que proporcionam uma panorâmica de 180° da traseira, assim substituindo os tradicionais retrovisores exteriores.
A animar o Vision iV estão dois motores eléctricos, um para cada eixo, o que desde logo garante a tracção integral. A potência combinada é de 306 cv, a autonomia máxima, no ciclo WLTP, é de 500 km, e a bateria pode recuperar, num posto de carregamento rápido, 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos,
A conectividade e a condução autónoma são outros elementos em destaque no novo protótipo da casa de Mladá Boleslav. Câmaras e sensores de laser e de radar permitem ao Vision iV circular e estacionar de modo autónomo, comunicando com os outros veículos e a própria infratesrutura; do mesmo modo que o sistema de infoentretenimento pode, inclusivamente, monitorizar a frequência cardíaca do condutor, podendo levar o veiculo a travar, ou mesmo a imobilizar-se por completo, de forma automática caso tal se revele necessário.